Games

Pesquisa aponta que 49% das carteiras ativas no mundo estão conectadas a jogos em blockchain

O relatório Blockchain Game Report (BGA), elaborado pela DappRadar, traz dados que reforçam o crescimento dos jogos em blockchain. De acordo com a programação, 49% das carteiras de criptomoedas ativas estão conectadas a algum jogo.

Segundo o relatório, 754 mil carteiras foram conectadas exclusivamente a jogos de blockchain. Isto é, tratam-se de endereços criados ou utilizados apenas para este mercado.

Conhecidos no mercado como Play to Earn (P2E), os jogos em blockchain permitem que jogadores ganhem dinheiro enquanto se divertem. Plataformas como Axie Infinity e Plants vs Undead são exemplos de jogos que cresceram bastante em 2021.

Jogos se destacam entre NFTs

De fato, os jogos em blockchain quebraram recordes absolutos no mercado de tokens não fungíveis (NFT). Entre julho e setembro, os games representaram 20% do volume de negociação de NFT, um percentual inédito até então.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“A indústria de blockchain registrou 1,54 milhão de carteiras ativas exclusivas (UAW, na sigla em inglês) durante o terceiro trimestre. No total, o crescimento foi de 25% em relação ao trimestre anterior e um acumulado de 509% em relação a 2020. Um dos principais pilotos por trás da onda desta métrica é jogos baseados em blockchain”, diz o relatório.

Ou seja, além de representar um quinto do volume de NFTs, os jogos também cresceram em relação a indústria de blockchain como um todo.

Axie Infinity lidera movimento

Grande parte desse volume foi gerado especialmente pelo Axie Infinity, jogo que teve seu auge ao longo de 2021. O jogo gerou mais de US $ 2,5 bilhões no volume de negociação no terceiro trimestre.

Apesar de ter registrado queda no volume entre agosto e setembro, o jogo acumulou US$ 2,08 bilhões no volume de negociação. Tão expressivo quanto o número absoluto é a cifra relativa: esse volume corresponde a 83% do valor negociado em toda a história do jogo.

Para o DappRadar, a mudança de blockchain realizada pelo Axie foi um ponto de virada. O jogo migrou da rede principal do Ethereum (ETH) para a sidechain Ronin, conforme noticiou o CriptoFácil.

Embora a Ronin também seja executada no Ethereum, ela serve exclusivamente para executar o Axie Infinity. Por isso que a velocidade das transações acaba sendo maior, bem como as taxas ficaram mais baratas. Nesse sentido, o jogo ganhou enormes vantagens perante seus concorrentes.

“O Axie Infinity como o verdadeiro catalisador da revolução dos jogos P2E. Desde a mudança para o sidechain Ronin, o jogo alcançou níveis impressionantes. Durante o Q3, a Axie tornou-se a coleção mais negociada de todos os tempos, superando coleções famosas de NFTs como os CryptoPunks e a Top Shot da NBA.”

De acordo com dados do DappRadar, o Axie Infinity registra US$ 16,7  milhões em volume nas últimas 24 horas, valor quase 500% maior do que a coleção dos CryptoPunks. São mais de 41 mil tokens vendidos, contra 13 dos CryptoPunks – estes, no entanto, possuem uma oferta mais limitada do que os tokens do Axie.

Leia também: Shiba Inu (SHIB) atinge novo recorde histórico e se aproxima de Dogecoin

Leia também: Reguladores dos EUA exploram como os bancos podem manter criptomoedas

Leia também: Binance pode ser alvo de investigação do departamento de combate as drogas dos EUA, a DEA

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.