Categorias Notícias

Paxos, JPM Coin e MakerDAO são convidadas pela CFTC para discutir impacto de stablecoins

O Comitê Consultivo de Tecnologia da Comissão de Negociação de Futuros e Commodities (CFTC) realizou uma reunião pública na quarta-feira, 26 de fevereiro. O objetivo do evento foi aprender sobre stablecoins, seguro de criptoativos, práticas de custódia e segurança cibernética.

Três projetos de stablecoin foram convidados para participar do encontro: JPM Coin, MarkerDao e Paxos. Cada um deles discutiu diferentes aspectos das stablecoins durante a reunião.

Descentralização e lastro

A CFTC discutiu vários tópicos sobre stablecoins. O primeiro foi apresentado por Charles Cascarilla, CEO da Paxos, que falou sobre os casos de uso de dois dos atuais projetos de stablecoin da empresa.

Um segundo relatório foi apresentado por Eddie Wen, chefe global de mercados digitais. Ele falou sobre o caso JPM Coin e seu projeto atualmente em desenvolvimento. A stablecoin foi anunciada pelo banco em 2019 e, segundo o mesmo, será disponibilizada para clientes institucionais do JP Morgan.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Referindo-se a este tópico, o comissário da CFTC Brian Quintenz disse em seu comunicado de abertura que a JPM Coin foi projetada para ser uma representação digital do dólar norte-americano (USD), cujos dólares que lhe dão lastro serão mantidos em contas designadas no JP Morgan. Estes poderão ser usados ​​para transferências instantâneas de pagamentos no blockchain entre clientes institucionais do banco.

Steven Becker, presidente da Fundação MakerDAO forneceu o último estudo de caso de stablecoin. Ele deu uma visão geral de como são as finanças descentralizadas (DeFi, na sigla em inglês) hoje.

Potencial de servir como meio de troca

Durante a reunião, Quintenz manifestou uma perspectiva positiva de stablecoins como meios de troca que possuirão alta liquidez em um futuro próximo.

“Para promover esse valor correlacionado, as stablecoins têm o potencial, através da tokenização, de funcionar como meio de troca líquido viável e servir como facilitadores poderosos de contratos inteligentes”, afirmou

Tomasso Mancini-Griffoli, vice-chefe da divisão do Departamento de Mercados e de Capitais do Fundo Monetário Internacional (FMI), enfatizou que algumas políticas públicas devem levar em consideração o uso de stablecoins. Essas políticas incluíam estabilidade financeira, controle da política monetária, privacidade, concorrência, eficiência, proteção do consumidor e integridade financeira.

O governo dos EUA tem aumentado suas pesquisas sobre um dólar digital, embora ainda não tenha nada formalmente definido. Conforme relatou o CriptoFácil, Christopher Giancarlo, ex-presidente do CFTC, acredita que é hora do Federal Reserve emitir uma moeda totalmente digital.

Leia também: Pequenos comerciantes estão fazendo movimentações com stablecoins para evitar os bancos

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.