Categorias Notícias

Participantes da indústria de criptoativos criticam ofertas iniciais de exchanges como alternativa às ICOs

Uma série de críticos da indústria de criptoativos analisou as desvantagens potenciais das ofertas iniciais de exchanges (IEOs, na sigla em inglês) – uma alternativa hospedada em uma exchange de criptomoedas para o modelo original de uma oferta inicial de moeda (ICO). Suas opiniões foram relatadas pela agência de notícias Bloomberg recentemente.

As IEOs oferecem um modelo alternativo de oferta de tokens, em que uma exchange de criptoativos atua como uma forma de subscritor, operando a venda e comprovando ostensivamente os próprios projetos e possíveis investidores.

O fenômeno da IEO, aparentemente, ganhou força em meio a um mercado em declínio para as ICOs que absorveu o impacto adverso de uma repressão regulatória e de avaliações de criptoativos de baixa.

A Bloomberg cita o rastreador de dados de criptomoedas CoinSchedule.com, cujos dados supostamente indicam que cerca de US$180 milhões foram arrecadados em 23 IEOs, com a maioria ocorrendo desde fevereiro.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No entanto, o status regulatório das IEOs não é menos claro – e prospectivamente ainda menos promissor – do que seus antecessores, as ICOs, argumentam alguns críticos. Zach Fallon, um advogado de valores mobiliários que supostamente trabalhou anteriormente em assuntos relacionados a ICOs na SEC dos Estados Unidos, disse à Bloomberg que o novo modelo “se baseará completamente em uma ICO e tornará a situação ainda pior”.

Jeff Dorman, sócio e gerente de portfólio da Arca Funds, com sede em Los Angeles, por sua vez, apontou para o paradoxo da introdução de intermediários em um espaço que preza pela descentralização:

“A ironia, é claro, é que isso está diretamente em desacordo com o ethos descentralizado embutido nas criptomoedas, mas isso foi convenientemente ignorado, desde que esteja funcionando.”

Além disso, as exchanges de criptoativos usam as IEOs como uma forma de impulsionar as vendas e o uso de seus próprios tokens nativos, fazendo com que os emissores da IEO levantem fundos usando seu token de exchange ou exigindo que os operadores da IEO tenham grandes saldos de sua participação nativa participando das vendas.

Fallon disse à Bloomberg que essa prática pode tornar o modelo ainda mais problemático para os reguladores e torná-la mais propensa a ser considerada valor mobiliário.

Conforme relatado, o modelo IEO foi liderado pela Binance, cuja plataforma de venda de tokens lançou uma venda de tokens de alto perfil para o BitTorrent (BTT) em janeiro.

Em meados de março, a Bittrex, agência de criptomoedas dos Estados Unidos, cancelou sua primeira IEO, que planejava receber em seu equivalente em Malta, apenas dois dias após seu anúncio. Mais tarde, realizou uma IEO inaugural diferente no início de abril.

Leia também: Vendas de token da BitTorrent começarão no final de janeiro; Binance intermediará as compras

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.