Categorias Notícias

Pai dos cypherpunks e “avô do Bitcoin” David Chaum anuncia versão beta de sua criptomoeda

David Chaum não é apenas um nome famoso na história da computação e dos movimentos por privacidade online, o criptógrafo norte-americano é o pai do movimento cypherpunk e quem “inventou” o dinheiro digital, afinal, já em 1982, expressou suas ideias no artigo Blind Signatures for Untraceable Payments (Assinaturas cegas para pagamentos não rastreáveis, em tradução livre) e, com isso, lançou toda a base para que as coisas evoluíssem até o Bitcoin e as demais criptomoedas.

Devido à importância de seu nome na história da economia digital, no ano passado, quando Chaum anunciou que estava trabalhando no desenvolvimento de uma nova criptomoeda chamada Elixxir, o ecossistema cripto/blockchain recebeu com muito entusiasmo a novidade que agora, segundo o cientista da computação, está iniciando sua fase beta e está selecionando operadores de nós para dar suporte à primeira implementação da plataforma fora do ambiente de teste.

Segundo um comunicado distribuído à imprensa, a Elixxir apresenta muitos progressos na resolução de problemas de escalabilidade e privacidade, tornando a criptomoeda possível de ser escalada para o consumo global.

“O projeto patenteado de rede mista e a arquitetura de multicomputação permite à plataforma da Elixxir satisfazer as quatro condições necessárias para popularizar a adoção da blockchain: velocidade, privacidade, segurança e escalabilidade, tudo em uma única cadeia.”

“Até hoje, a tecnologia blockchain não visou as exigências para adoção pelo consumidor. Ela não tem o nível de privacidade que os consumidores requerem, não tem o tipo de velocidade necessária para transações e não pode ser embutida no tipo de aplicativos de smartphone que os consumidores esperam. Com a Elixxir, desenvolvemos uma plataforma que atende a todas essas exigências”, disse David Chaum.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

A Elixxir espera selecionar centenas de nós de terceiros para dar suporte à primeira implementação da plataforma fora do ambiente de teste. Usando um processo público, voltado para a comunidade, a Elixxir avaliará candidatos ao nó beta (que podem se inscrever aqui), a fim de selecionar operadores para dar suporte ao lançamento planejado para o primeiro trimestre de 2019.

O fase beta inicial será lançada para dar suporte ao dApp de mensagens inteiramente funcional à prova de conceitos da Elixxir, que permitirá aos usuários enviar mensagens de forma rápida e segura, com privacidade resistente a metadados real. Em uma próxima etapa, pagamentos p2p serão lançados dentro do ambiente de mensagens.

Leita também: eCash: como a criação de David Chaum deu início ao sonho cypherpunk

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.