Tecnologia

Optimism revela data de atualização de sua blockchain

O lançamento do Bedrock – que é uma reescrita completa de toda a estrutura rollup – é esperado para ser a maior atualização já lançada na rede principal (mainnet) do Optimism, com foco na redução de taxas e melhoria da compatibilidade com o Ethereum.

De acordo com o anúncio oficial, a atualização exigirá de duas a quatro horas de tempo de inatividade para a OP Mainnet, durante as quais ocorrerá uma interrupção na blockchain e na infraestrutura enquanto o sequenciador antigo é desligado e o sequenciador Bedrock é iniciado.

Transações, depósitos e saques também permanecerão indisponíveis durante esse período, e a blockchain não avançará. Embora o acesso de leitura na maioria dos nós da OP Mainnet permaneça online, os usuários podem encontrar uma leve diminuição no desempenho durante o processo de migração.

Optimism

O Bedrock busca melhorar seu antecessor, reduzindo as taxas de transação com a ajuda da compressão otimizada de lotes e do Ethereum como uma camada de disponibilidade de dados. Além disso, se concentra em reduzir os atrasos na inclusão de transações do layer 1 em rollups, tratando suas reorganizações de forma mais “elegante”.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além de melhorar o desempenho do nó ao remover dívidas técnicas, a atualização também permitirá sistemas de prova modular por meio do reuso de código.

“Estamos extremamente empolgados em trazer o Bedrock para a OP Mainnet. A equipe de protocolo da OP Labs tem trabalhado muito duro por mais de um ano para trazer essa reestruturação completa da OP Stack para produção”, disse a equipe do projeto.

O desenvolvimento não teve impacto sobre o preço de seu token nativo OP, que estava em queda de quase 4% nas últimas 24 horas.

Atualização da blockchain

Essa movimentação ocorre à medida que a competição dentro do ecossistema de layer 2 do Ethereum se intensifica. A Optimism desfrutou de sucesso, assumindo uma liderança inicial sobre o setor de layer 2 com suas soluções de rollup otimistas que oferecem alta compatibilidade com a Máquina Virtual Ethereum (EVM).

No entanto, sua dominância de mercado tem sido ameaçada pelos rollups de conhecimento zero compatíveis com EVM (ZkEVMs), que ganharam grande destaque ultimamente.

O Optimism não registrou crescimento significativo em seu valor total bloqueado (TVL) ao longo deste ano e atualmente estava em torno de US$ 1,71 bilhão.

Além da competição emergente dos ZkEVMs, o burburinho em torno do recente airdrop da Arbitrum pode ser outro fator para a diminuição da participação do Optimism.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.