Categorias Notícias

Operação confisca 45 mil máquinas para mineração de Bitcoin

O governo do Irã apreendeu 45 mil máquinas de mineração de Bitcoin. Segundo as autoridades, as máquinas estariam usando de forma ilegal a eletricidade da fornecedora estatal de energia Tavanir.

A notícia veio do Tasmin News Agency em 17 de janeiro. As 45 mil máquinas eram do tipo ASIC, em sua maioria com alto poder de processamento. Todas foram confiscadas.

Os equipamentos consumiam 95 megawatts por hora (Mw/H) de eletricidade. De acordo com o chefe de Tavanir, Mohammad Hassan Motavalizadeh, a energia da estatal é subsidiada pelo governo.

Mineração ilegal causa apagões no país

A atividade de mineração de Bitcoin foi legalizada no Irã em 2019. Desde então, muitas empresas e indivíduos têm instalado pools por todo o país. Apenas nos primeiros seis meses, mais de mil licenças foram concedidas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No entanto, a mineração ilegal também tem prosperado. Apenas em janeiro as autoridades iranianas fecharam 1.620 pools de mineração de criptomoedas ilegais.

Juntos, esses pools consumiram 250 megawatts de eletricidade nos últimos 18 meses, de acordo com uma fonte de notícias diferente.

O consumo ilegal de energia tem contribuído para sobrecarregar a rede do país. Com isso, os apagões recentes nas principais cidades do Irã foram em parte atribuídos à mineração de criptomoedas.

E tanto os apagões quanto as mineradoras ilegais acabaram atraindo a ira de funcionários e político. Ambos já buscaram até uma interrupção temporária na mineração de Bitcoin.

Para o pesquisador de criptomoedas Ziya Sadr, culpar os mineradores não faz sentido. Ele disse ao Washington Post que a atividade não é relevante para a capacidade energética iraniana.

“Os mineradores não têm nada a ver com os apagões. Eles representam apenas uma porcentagem muito pequena da capacidade total de eletricidade do país”, disse.

Em julho do ano passado, o Irã também aprovou uma diretiva de registro para os mineradores. Isso tornou obrigatório revelar ao Ministério da Indústria, Minas e Comércio suas identidades, o tamanho de seus pools e o tipo de equipamento utilizado.

Leia também: Quer investir em Bitcoin? Especialistas indicam as melhores formas

Leia também: China lança caixas eletrônicos para sua moeda digital

Leia também: Banco Central Europeu se desespera e quer regular o Bitcoin

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.