Mercado

Oferta de stablecoin FDUSD aumenta 51%, mas adoção em DeFi ainda é limitada

A oferta da stablecoin recém-lançada First Digital USD (FDUSD) aumentou 51% nos últimos 30 dias, aproximando-se de um valor de mercado de US$ 394 milhões. Com este “market cap”, a stablecoin é hoje a 11ª maior moeda digital estável lastreada em dólar, de acordo com os dados do CoinGecko.

Esse crescimento se deve em grande parte ao apoio da Binance, que passou a sugerir que seus clientes usem a FDUSD em vez da BUSD, que será descontinuada.

O First Digital Group, com sede em Hong Kong, lançou o FDUSD em junho deste ano. Cerca de um mês depois do lançamento, no dia 26 de julho, a Binance listou a stablecoin e incentivou seu uso, oferecendo taxa zero para conversão da FDUSD para outras stablecoins, como USDT e TUSD.

Recentemente, conforme noticiou o CriptoFácil, a Binance anunciou que descontinuará o suporte a sua stablecoin BUSD, emitida pela Paxos, no início de 2024. A medida ocorre devido à pressão regulatória sobre a empresa, sobretudo após os processos movidos pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

No anúncio, a Binance informou que os investidores não perderão seu dinheiro, mas precisarão migrar para outras stablecoins. Nesse sentido, a Binance pediu aos usuários que convertessem suas BUSD em FDUSD.

Adoção da FDUSD limitada em DeFi

A Binance também informou que vai substituir a BUSD pela FDUSD em produtos de investimento como “Auto Invest” a partir do dia 15 de setembro. Esses movimentos ajudaram a impulsionar o uso da stablecoin.

A emissão da BUSD parou em fevereiro e não voltou até agora. Como resultado, a BUSD perdeu mais de 80% de seu valor de mercado e deixou o posto de terceira maior stablecoin do mercado.

Apesar do crescimento, a adoção da stablecoin no setor de finanças descentralizadas (DeFi) ainda é limitada. De acordo com dados da plataforma Nansen, a maioria das participações em FDUSD estão concentradas na Binance, com presença mínima no espaço DeFi.

“O FDUSD tem mais de 90% de seu fornecimento mantido na Binance, sem presença real no DeFi ou em qualquer aplicação on-chain neste momento. Nada realmente emocionante neste momento ainda”, disse Martin Lee, analista da Nansen, em comunicado compartilhado com o The Block.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.