No início do ano, conforme noticiou o CriptoFácil, a Paxos suspendeu a emissão da BUSD, stablecoin apoiada pela exchange Binance. A suspensão ocorreu por causa da pressão regulatória sobre a empresa, sobretudo após os processos movidos pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).
Agora, a exchange anunciou que pretende descontinuar a stablecoin de forma gradual. De acordo com o anúncio, a BUSD será descontinuada gradativamente e deve acabar por completo no primeiro trimestre de 2024.
Entretanto, os usuários da BUSD não perderão seu dinheiro, mas precisarão migrar para outras stablecoins. Nesse sentido, a Binance pediu aos usuários que convertessem suas BUSD em FDUSD, stablecoin que chegou na Binance recentemente.
Plano de descontinuidade da BUSD
De acordo com a Binance, o primeiro passo envolverá a descontinuidade de vários pares de BUSD. Nessa fase, a Binance deve remover nove pares de negociação de BUSD, incluindo HARD/BUSD, AMB/BUSD e IOST/BUSD. Essa fase deve durar uma semana, entre os dias 1 e 7 de setembro.
A princípio, os usuários não poderão negociar esses pares no mercado de margem nem obter empréstimos. Em seguida, a exchange vai cancelar todas as ordens que estiverem pendentes nesses pares. Por fim, a Binance vai descontinuar os pares de vez.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O anúncio também incentivou os usuários a converter suas BUSD em FDUSD na proporção de um para um. Quem não desejar fazer a troca pode negociar BUSD por FDUSD sem taxas, já que a empresa pretende encerrar o suporte à BUSD até fevereiro de 2024. Os clientes também podem converter seus saldos BUSD para outras stablecoins suportadas na Binance.
Enquanto isso, as retiradas e depósitos de tokens BUSD (ERC-20) na rede Ethereum serão suportados até novo aviso.
Fim da stablecoin da Binance
De acordo com a Binance, o desenvolvimento mais recente ocorre depois que a plataforma de infraestrutura blockchain Paxos parou de emitir BUSD. A emissão parou de acontecer em fevereiro e não voltou até agora. Como resultado, a BUSD perdeu mais de 80% de seu valor de mercado e deixou o posto de terceira maior stablecoin do mercado.
O Departamento de Serviços Financeiros de Nova York (NYDFS) instruiu a Paxos a cessar a emissão de novos tokens BUSD, fazendo com que a empresa interrompesse essas emissões a partir de 21 de fevereiro de 2023. A Binance tentou reativar a stablecoin, mas o aumento da pressão regulatória levou a empresa a desistir.
A FDUSD, sigla para First Digital USD, é uma stablecoin emitida pela First Digital Trust, um custodiante com sede em Hong Kong. A stablecoin foi listada na Binance em julho com “uma promoção de taxa zero para pares de negociação FDUSD”.