DeFi

O que é SMOOTH? O desenvolvimento no Ethereum apoiado por Vitalik Buterin

O The Merge foi executado com sucesso no Ethereum e agora os desenvolvedores  passaram para a próximo fase. Assim, um dos desenvolvimentos em produção é a possibilidade de aumentar a escalabilidade, a descentralização e a resistência à censura.

Portanto, com isso em mente, a equipe Flashbots está trabalhando em um novo protocolo que eles chamaram de SMOOTH. Ele promete ajudar tanto o Ehtereum que despertou o interesse de Vitalik Buterin, cofundador da Ethereum.

Para entender o que é SMOOTH, precisamos saber o que o grupo de pesquisa Flashbots está fazendo. Além disso é preciso saber o que é Valor Máximo Extraível (ou MEV). Assim, muitas dessas perguntas podem ser respondidas com as palavras do desenvolvedor Philip Daian, da equipe Flashbots.

Em sua apresentação chamada MEV for the Next Billion: It’s Time to Get Serious , Daian explicou os termos. Dessa forma, ele disse que o MEV é “o valor total que os mineradores podem extrair ‘manipulando transações’ em um determinado período de tempo.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Portanto a técnica consiste em priorizar determinadas transações em detrimento de outras para ganhar mais com as comissões de cada bloco.

SMOOTH

Tendo em conta o exposto, podemos detalhar que o SMOOTH é um protocolo no qual a equipe do Flashbots se debruça. Assim, a sigla SOFT vem do nome Single Unifying Auction for Value Expression. É um mempool criptografado, compatível com MEV e destinado a usuários, carteiras e rollups, explicou Daian.

Dessa forma, nesta memória temporária, as transações serão distribuídas sem favorecer um determinado nó que processará a maioria das operações.

Além disso, Daian explicou que o SMOOTH também ajudará na descentralização, garantindo cooperação e diversidade no ecossistema. Portanto essa abertura implica que o SMOOTH será de código aberto e qualquer pessoa pode usá-lo para seus desenvolvimentos.

Dessa forma, o protocolo será nativo do Ethereum, compatível com o EVM (Ethereum Virtual Machine) e terá suporte multi-chain.

Além dos aspectos técnicos e das virtudes que o SMOOTH promete para a rede Ethereum, os usuários também podem se beneficiar desta solução. Dessa forma, a principal consequência positiva tem a ver com taxas mais baixas e uma rede mais descentralizada.

Portanto, uma rede mais segura e resistente à censura, aspecto pelo qual Philip Daian se compromete a trabalhar, em suas próprias palavras.

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.