Colunistas

O que é mineração de Bitcoin

Talvez você não saiba, mas sem a mineração o Bitcoin e o Blockchain nem existiriam, porque ela é fundamental para que todo sistema funcione.

De forma técnica, a mineração de Bitcoin trabalha na SHA256 (Secure Hash Algorithm), que é um tipo de criptografia que gera um resultado criptografado de 256 bits para a validação das transações dos blocos.

No início, a mineração poderia ser realizada em computadores normais, mas os mineradores começaram a perceber que poderiam ganhar mais dinheiro se minerassem mais blocos. Com isso, começaram a surgir empresas e mineradores desenvolvendo processadores cada vez mais potentes em busca de maior lucro, já que a mineração gera recompensas para o minerador. Com o passar do tempo, o processo de mineração passou a ser muito caro, não cobrindo os seus custos, fazendo com que muitas empresas com centenas de computadores fechassem as portas e se mantivessem no mercado apenas as grandes donas de patentes e grandes fábricas de processadores.

Se formos pensar em mineração de Bitcoins no Brasil, as coisas não são tão simples. O primeiro fator a ser levado em conta é o valor do computador. Se considerarmos que a maioria das máquinas à venda estão no exterior, paga-se impostos de importação e o fator câmbio é bem significativo. Além disso, o custo da energia elétrica no Brasil é mais caro do que em outros países e, como falamos, quanto mais processamento maior é o consumo de energia elétrica.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Na grande maioria dos casos, a recompensa gerada pela mineração não cobre os seus custos. (Aliás, faço até uma confissão pra você nesse vídeo sobre isso). Com toda a dificuldade da mineração individual, surgiram os chamados “Mining Pools”, que na tradução literal é “Piscinas de Mineração”. Nesse caso, você pode comprar ou investir em uma espécie de cota para participar da mineração de alguma grande empresa que disponibiliza essa possibilidade no mercado. Nesse caso, é necessário ter muita atenção e cuidado! Em muitos casos essas Mining Pools não passam de fraudes e golpes. Ou seja, você acha que está comprando alguma cota, mas na realidade aquilo nem existe, ou não dá resultado algum.

No final das contas, mineração é coisa pra gente grande que já está no mercado há um tempo, tem tecnologia proprietária e está em países onde o custo de energia elétrica é baixíssimo se comparado ao Brasil.

Leia também: Bitcoin caminha rumo à etapa de “frenesi”, afirma especialista em criptomoedas

Leia também: Maior centro de mineração de Bitcoin sofre com falta de energia e mineradores desligam as máquinas

Leia também: Nova função do Chrome combate mineração clandestina de criptomoedas

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil

Compartilhar
Felippe Percigo

Sou um empreendedor, desde 2012 tem contato com as criptomoedas e tem a missão de capacitar as pessoas para que elas vivam a revolução do dinheiro. Isso mesmo, os criptoativos estão quebrando paradigmas, vieram para ficar e posso ajudar você a não ficar de fora!

This website uses cookies.