Colunistas

O que é Compound?

No nível mais básico, Compound é um protocolo autônomo que calcula as taxas de juros por meio de algoritmos. Além disso, é não permissionado, o que significa que qualquer pessoa pode acessar as ferramentas fornecidas a qualquer momento.

Não há processo de verificação e nenhum mecanismo de identificação do usuário. O cálculo de taxa de juros em tempo real pode ser usado para uma variedade de aplicações financeiras.

Para indivíduos, Compound é usado principalmente como um protocolo de empréstimo de criptomoedas. Os usuários podem depositar um dos tokens suportados em um pool compartilhado a qualquer momento e receber juros.

Ou então, após depositar seus tokens, eles podem emprestar uma quantidade menor de tokens e pagar juros. O valor dos juros é determinado pela oferta e demanda de tokens depositados e emprestados no pool

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Como o empréstimo funciona com o Compound

Para emprestar com este protocolo, tudo o que você precisa fazer é fornecer a criptomoeda para a qual deseja fornecer liquidez.

Os credores depositam tokens em um fundo líquido. Depois de fazer isso, você começará imediatamente a ganhar juros, que são controlados pela oferta e demanda da moeda.

Quando os credores colocam sua criptomoeda no mercado, eles recebem o token nativo do Compound chamado “cToken”. O valor do token do cToken é equivalente ao token que foi colocado no mercado líquido.

Assim, o valor aumentará à medida que os juros dessa criptomoeda aumentarem. Além disso, o valor do cToken também flutuará com o valor do token no mercado, é claro.

Por exemplo, se você bloquear uma quantidade X de USDT no protocolo, receberá uma quantidade X de tokens cUSDT que começarão a crescer em valor.

Esses tokens cUSDT podem ser usados ​​em aplicativos no Ethereum. Dessa forma, seu capital bloqueado não é realmente bloqueado como seria se você emprestasse a um mutuário em um ambiente tradicional. Ou seja, você ainda pode usá-lo.

Quando você precisar usar sua criptomoeda, tudo o que você precisa fazer é devolver seus cTokens e receberá seus tokens originais em troca.

Se você é um usuário não técnico, pode interagir com o Compound Dapp usando interfaces como uma carteira Coinbase ou Argent.

Como tomar empréstimos com Coumpound

Tomar empréstimos é um pouco mais complicado. Em primeiro lugar, os mutuários precisam depositar garantias para obter algo chamado “poder de empréstimo”.

Depois de adquirir esse poder, eles poderão tomar emprestados tokens equivalentes à quantidade de poder de empréstimo que possuem.

Os mutuários podem fazer empréstimos desse fundo sempre que quiserem, pelo tempo que quiserem, a uma taxa de juros determinada por um algoritmo que monitora a oferta e a demanda dos tokens emprestados.

Como muitos projetos DeFi, Compound também opera com base no princípio da sobrecolateralização. Isso significa que os usuários que desejam emprestar precisam ter garantias maiores do que desejam. Dessa forma, o credor e o sistema estão expostos a risco zero.

Os mutuários também devem observar que o valor de suas garantias deve permanecer acima de um determinado valor para ser viável.

Se não ficar acima desse valor, a garantia será liquidada para pagar o empréstimo. Quando a garantia de um usuário entra no evento de liquidação, outros usuários terão a oportunidade de pagar o valor pendente emprestado por uma porcentagem da garantia do mutuário.

Para incentivar essa compra, os usuários terão um desconto de 8% na garantia. Ou seja, eles receberão a garantia a 8% abaixo do valor de mercado.

Uma nota sobre a liquidação: muitos que desconfiam desse termo acreditam que perderão todos os seus fundos na liquidação.

No entanto, esses indivíduos preocupados devem perceber que ainda teriam seus fundos emprestados. Por exemplo, se eu garantisse 100 e tomasse 80 empresado e se meus 100 fossem liquidados, eu ainda teria 80, para uma perda de 20, não de 100.

O que faz Compound se destacar

A grande vantagem do Compound é que ele elimina a necessidade de negociações. Assim, os credores ao mercado não precisam negociar termos como fariam em um banco comum ou mesmo em outros aplicativos DeFi.

Credores e Mutuários só precisam interagir com o protocolo para depositar ou emprestar criptomoeda. Toda a operação é governada por algoritmos. Os indivíduos não detêm os fundos. Em vez disso, eles são mantidos em contratos inteligentes.

Assim, não há ameaça de tratamento injusto ou preferencial e nenhuma ameaça de risco de contraparte. No entanto, existem vários outros protocolos de empréstimo que trazem esses mesmos benefícios.

Compound é atualmente considerado um aplicativo centralizado. Embora isso possa ser verdade hoje, certamente não será verdade a longo prazo.

O token COMP, que é o token nativo do protocolo, concede direitos de governança aos detentores. À medida que mais usuários entrarem no protocolo e começarem a usar o token, o protocolo continuará a descentralizar.

Fica mais fácil investir

Os credores não são os únicos que se beneficiam desse arranjo. Os mutuários que gostariam de comprar um ativo específico podem usar Compound para fazê-lo.

Por exemplo, se um trader assume que o preço do ETH pode aumentar exponencialmente no longo e médio prazo, ele pode usar seu ETH existente como garantia para emprestar USDT, que pode ser usado para comprar ainda mais ETH.

Se o trader estiver certo e o aumento em seu ETH for maior do que os juros do USDT emprestado, ele poderá obter um lucro saudável. No entanto, se não der certo, eles ainda terão que reembolsar o empréstimo ou ser liquidados.

É importante observar que os únicos tipos de ativos que o Compound pode suportar atualmente são 9 tokens ERC-20.

Existem muitos protocolos no momento que estão tentando tornar mais fácil para os usuários emprestar e tomar ativos emprestados. No entanto, a abordagem de Compound é certamente interessante. E muitas vezes é comparada ao Aave como um dos maiores protocolos de empréstimo disponíveis.

Considerando a base conceitual sólida do protocolo, incluindo taxas de juros algorítmicas e não negociáveis, acesso sem permissão e gerenciamento de token não custodial, há muitas boas razões para considerar essa opção.

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Leia também: Usuário faz ataque de flash loan e lucra R$ 5 milhões com ApeCoin

Leia também: GameStop vai lançar mercado de NFTs no 2º trimestre

Leia também: Binance lança NFTs durante jogo entre Palmeiras e Corinthians

Compartilhar
The Defiant

The Defiant faz a curadoria, compila e analisa todos os principais desenvolvimentos em finanças descentralizadas, para que você possa se manter informado sobre o setor de criptomoedas e finanças.

This website uses cookies.