Colunistas

O futuro das finanças é digital?

O mercado financeiro muitas vezes foi visto como “engessado”, alheio às mudanças digitais. Mas se o mundo está cada vez online, seria difícil ele se manter dessa forma, não é mesmo?

É por isso que, com o passar do tempo, o ramo tem adotado cada vez mais soluções online. São soluções das mais simples, como contas digitais, até sistemas de gestão e controle financeiro feitos todos pelo digital.

O principal atrativo disso é que, pela internet, os usuários encontram mais facilidade e comodidade em cuidar do próprio dinheiro.

O meio online também é algo que democratiza o meio financeiro. Porque, por exemplo, ficou mais acessível fazer investimentos na Bolsa de Valores, pois ele pode ser realizado pelo celular.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Falamos sobre tudo isso neste conteúdo. Continue lendo com a gente!

Como as finanças tem se transformado

Com as novas tecnologias cada vez mais avançadas, o mundo financeiro também têm ganho várias soluções e serviços que aproveitam do digital.

As contas digitais, por exemplo, já são bastante populares. Estima-se que são cerca de 60 milhões de contas desse tipo no País.

Com uma conta digital, o usuário pode acessar seu dinheiro e fazer movimentações e investimentos de modo completamente online.

Os sistemas inteligentes também permitem cálculos de investimentos, controle de custos, e ajudam até na contabilidade de empresas.

Tudo isso graças a inovações de negócios como as fintechs, que são startups do ramo financeiro. 

Principais novidades

São várias as novidades no ramo financeiro, adotadas por bancos 100% digitais e até por bancos tradicionais. Esses últimos geralmente agregam as soluções aos seus modelos de negócio, para maior comodidade do cliente.

Inclusive porque, o mundo digital das finanças permite fazer transações, muitas vezes, na tela do celular. É algo que facilita muito o dia a dia do usuário. Listamos três novidades principais para você conhecer abaixo.

Novos meios de pagamento

Os novos meios de pagamento mais recentes no Brasil são o Pix e o pagamento pelo WhatsApp. O Pix foi lançado em 2020 e já ultrapassou R$ 1 trilhão movimentados. Segundo estimativas, quase 40% dos brasileiros já utilizam essa opção para fazer suas transações bancárias.

Já o pagamento pelo WhatsApp é mais recente. Chamada de WhatsApp Pay, a solução permite transferir ou receber dinheiro dos seus contatos no aplicativo. Ele foi lançado em maio de 2021.

Segurança de dados

Com a era digital, os bancos também conseguem desenvolver novas tecnologias para a segurança de dados. Por exemplo: para usar uma conta no celular e fazer transferências, é necessário habilitar o aparelho.

Além disso, os bancos usam softwares de proteção, criptografam senhas e mais. São soluções para proteger as informações do usuário e evitar o uso por terceiros.

Novas modalidades de investimento

Novos modos de investir surgem o tempo todo. Hoje já é possível, por exemplo, aplicar seu dinheiro com apenas alguns comandos no aplicativo do banco.

As fintechs também costumam criar novos tipos de investimento. Por exemplo, o SPAC, que tem maior liquidez.

Como o digital está revolucionando as finanças

O digital se tornou uma oportunidade do mercado financeiro evoluir de um modo rápido e que traga mais facilidades para o consumidor.

É algo interessante em um mercado que muitas vezes era considerado “engessado” pelos bancos digitais. Mexer com dinheiro se tornou mais dinâmico e rápido pela internet.

Os usuários conseguem acessar suas contas, fazer transferências, investimentos, empréstimos, tudo de modo online. Seja usando um smartphone, seja pelo computador.

Inclusive, é possível fazer investimentos até na Bolsa de Valores. Algo que era um mistério para muita gente, e se tornou simples de realizar pelo digital.

Dessa forma, a principal revolução do digital para as finanças é a acessibilidade do usuário, e também sua comodidade. Algo que tende a ser potencializado com o desenvolvimento de novas soluções ao longo do tempo.

Vale também dizer que o digital vem tornando as soluções bancárias mais baratas. Muitas empresas, por exemplo, têm contas gratuitas e não cobram anuidade no cartão de crédito. É algo que também criou uma porta de entrada para consumidores que ainda não utilizavam suas contas no banco com intensidade.

De olho nas transformações

É difícil acompanhar as inovações no mercado financeiro, pois elas têm acontecido cada vez mais rápido. Até o meio de 2020, por exemplo, o Pix não era nem mesmo vislumbrado, e hoje já movimentou uma imensa quantia pelo país.

Mas sempre vale a pena ficar de olho nas transformações e acompanhar as novidades que surgirem. As soluções podem ser boas opções para movimentar dinheiro, fazer investimentos, compras e mais.

Inclusive, algumas inovações são específicas de determinados bancos. Se o usuário já tem hoje uma conta na instituição, pode receber essas atualizações no app ou por e-mail.

Mas lembre-se que, não é porque algo surgiu, que você precisa adotá-lo. Na verdade, vale sempre a pena conferir se a nova solução é interessante para o seu caso. Caso não, as demais soluções, mais “tradicionais”, vão continuar existindo para você.

Considerações finais

Novos meios de pagamento, de investimento e de cuidar do próprio dinheiro estão cada vez mais comuns. E eles se popularizam rápido, como foi o caso do Pix.

Uma vantagem é que isso torna o mundo financeiro mais democrático, e também o dia a dia dos usuários mais dinâmico. Afinal, não é nem mesmo preciso mais ir a uma agência física do banco para fazer um empréstimo, por exemplo.

Claro que os bancos tradicionais ainda existem e oferecem esse tipo de solução para quem procura. Mas a variedade de atendimentos é algo que tende a atrair cada vez mais o consumidor, permitindo a escolha dele pelo que é melhor ao seu caso.

Aliás, a dica é sempre essa: adotar soluções que combinem com seu perfil. Se uma delas não faz sentido às suas finanças, os meios tradicionais continuam disponíveis.

De qualquer forma, tudo isso precisa de planejamento. Por isso, na hora de cuidar do que você tem, vale a pena aderir a planilhas, a programas de controle das finanças e mais. 

Assim, você, e qualquer outro usuário, poderão evitar dívidas e cuidar melhor das finanças. Educação financeira é essencial para aproveitar o presente e o futuro digital das finanças.

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Leia também: Bitcoin está fora de perigo com suporte em US$ 30 mil?

Leia também: Confira as 5 melhores ações para comprar nesta semana

Leia também: Falar sobre criptomoedas no YouTube dá dinheiro?

Compartilhar
Juros Baixos

O Juros Baixos é um comparador de serviços financeiros e canal de educação financeira. Além de comparar, nós orientamos quais são os serviços mais adequados para quem você é e para o que você quer. Nossa missão é facilitar e guiar decisões financeiras conscientes e inteligentes. Nossos valores são a transparência, objetividade, liberdade, autonomia e foco no usuário.

This website uses cookies.