Categorias Notícias

O Bitcoin é Anônimo?

Logo quando falamos de aplicações na internet, surge a dúvida se realmente tal serviço é seguro. E no caso do bitcoin, qual é o seu nível de privacidade quando se trata de gastar bitcoins?

Vamos considerar o seguinte

A Blockchain é totalmente transparente e mantém o registro de todas as transações já realizadas. Já o endereço bitcoin, é um pseudônimo criado por sua carteira sem que haja nenhuma informação pessoal sua relacionada a ele. É o único identificador para os inputs(entrada) e outputs (saída).

Neste caso, eu posso ser ligado às minhas transações? Sim.

Já que eu não sou um criminoso, então porque eu devo me importar?

Pela simples razão que você não sai mostrando o seu extrato bancário para qualquer um. Se alguém sabe quanto de dinheiro você tem ou quais são seus hábitos de consumo, você se torna vulnerável a golpes e ataques.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Mais como eu sou ligado?

Compra de bens e serviços

Embora o Bitcoin não peça nenhuma informação pessoal sua, a maioria das lojas serviços pede (exigências do governo). Se você paga uma empresa assim com btc, ela terá seus dados ligados ao seu endereço no sistema deles. Um bom exemplo disso são as exchanges (casas de cambio de bitcoin), que mantém todos os registros de suas transações em servidores centralizados.

Reutilização de endereços

Se você usa o mesmo endereço para fazer várias transações, você cria um registro das suas finanças privadas de uma forma nada privada. Pior ainda se alguma dessas transações estiver ligada ao seu nome.

Mais como se proteger então?

Evite serviços com politicas de KYC/AML. Como isso é bem difícil, apenas não reutilize endereços nestas empresas.

Como mencionamos anteriormente, nunca reutilize seu endereço (você pode escolher um cliente de Bitcoin que faz isso automaticamente para você).

Bitcoin x dinheiro em espécie

Devido à transparência da Blockchain, dinheiro vivo ainda é mais anônimo do que Bitcoin. Por isso não faz muito sentido para criminosos usar bitcoin, por enquanto. Não pela anonimidade, pelos menos.

Conclusão

Ninguém verá seus fundos com a facilidade que seu gerente do banco ou qualquer agente do governo pode se fizer uma ligação. Mais lembre-se, se alguém realmente estiver procurando você, saiba que não é impossível de ser encontrado.

Compartilhar
Tayrone Santos

Trabalhos educativos na utilização do bitcoin no Brasil, segurança de dados e voluntário no projeto SimetBox do NIC.br. - Gostou do meu conteúdo e quer me apoiar, pague-me um café ?: 1GQgMmWDrJaVEh1QX79jp4KWaQEVYYf8if

This website uses cookies.