Categorias Notícias

Nova diretora da CVM diz as criptomoedas serão assunto prioritário em sua gestão

A Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (CVM) tem uma nova Diretora Geral, a bacharel em direito Flávia Martins Sant´Anna Perlingeiro, que foi indicada pelo Presidente da República Jair Bolsonaro. Perlingeiro, que já havia passado por uma sabatina no Senado Federal, tomou posse oficialmente do posto de direção da CVM no dia 15 de março.

Perlingeiro, que também já atuou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), está de olho nas criptomoedas. Ainda na sabatina do Senado, quando questionada sobre o assunto pelo senador Styvenson Valentim (Pode-RN), que queria saber como a autarquia (que liberou fundos de investimentos nacionais a investirem em produtos institucionais baseados em criptoativos no exterior) impede que as criptomoedas sejam usadas para lavagem de dinheiro, ao que Perlingeiro delcarou:

“As criptomoedas são negociadas em plataformas que são fiscalizadas pelos reguladores, administradores e auditores independentes desses fundos. Isso pode ser um mitigador desse risco de lavagem, mas estamos todos atentos a essa questão.”

Na mesma audiência, a nova diretora da CVM declarou que as criptomoedas são um “desafio para o Brasil e o mundo”, indicando que possivelmente o assunto não deve ser deixado em segundo ou terceiro plano em sua gestão na autarquia.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

De acordo com decreto no Diário Oficial da União (DOU), Perlingeiro terá mandato até 31 de dezembro de 2023. Ela entra na diretoria da CVM na vaga decorrente do término do mandato de Pablo Waldemar Rentería.

Perlingeiro é bacharel em direito pela PUC-Rio, pós-graduada em Câmbio e Operações Financeiras com o Exterior pela FGV-Rio e mestre em direito (LL.M) pela New York University. Possui mais de 20 anos de experiência profissional na área jurídica e de mercado de capitais, com atuação no BNDES e em escritórios de advocacia, no Brasil e no exterior. Ministrou igualmente diversos cursos ao longo dos últimos anos em instituições como IBMEC, FGV-Rio e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Leia também: CVM proíbe empresas e indivíduos de garantirem lucro em operações financeiras

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.