Tecnologia

Nova carteira de Bitcoin para telefones sem internet chega ao mercado

Uma nova carteira de Bitcoin, que funciona sem internet, ganhou vida: a Machankura. Focada no mercado africano, a wallet permite que seus usuários enviem e recebam BTC sem a necessidade de conexão com a internet.

Isso é possível porque a carteira usa dados de serviço suplementares não estruturados (USSD). Esse sistema é uma variação do conhecido serviço de mensagens SMS, que também não requer conexão com a Internet para seu uso.

A carteira só está operacional em nove países africanos, Nigéria, Tanzânia, África do Sul, Quénia, Malawi, Namíbia, Zâmbia, Uganda e Gana. Os usuários interessados devem registrar-se no serviço marcando o código do seu território.

No caso da Nigéria, por exemplo, eles devem discar *347*8333# para iniciar a carteira e seguir os passos que são mostrados na tela. Conforme explica Kgothatso Ngako, criador da Machankura, a meta da empresa é expandir para 54 países no continente africano.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Bitcoin sem internet: sim é possível!

De acordo com Ngako, o próximo objetivo da carteira é levantar capital para essa expansão. Afinal, atualmente, os fundadores que financiam seu desenvolvimento.

Para receber fundos na carteira, os usuários geram endereços personalizados fáceis de lembrar, tal qual o Pix no Brasil, que é possível usar o nome ou número de telefone.

Porém, deve-se notar que Machankura é uma carteira de custódia. Ou seja, embora permita o envio e recebimento de BTC sem conexão direta com a internet, a empresa é quem administra os respectivos nós de Bitcoin e Lightning Network para envio, recebimento e gerenciamento dos fundos.

Portanto eles, e não o usuário final, são os proprietários das chaves privadas de cada Bitcoin recebido, assim como ocorrem em exchanges como Binance, Bitfinex, entre outras. Para usar o serviço de envio e recebimento de BTC sem internet na Machankura, há um custo operacional de 1% em cada transação enviada.

Compartilhar
Luciano Rodrigues

Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.

This website uses cookies.