Tecnologia

Nostr: conheça protocolo criado por brasileiro que utiliza o Bitcoin para descentralizar redes sociais

Recentemente, um novo protocolo tem chamado a atenção no Bitcoin Twitter por causa de sua capacidade revolucionária de descentralizar as redes sociais. O protocolo chama-se Nostr e é fruto da obra de um brasileiro, o desenvolvedor que atende pelo pseudônimo de fiatjaf.

Esse protocolo utiliza um sistema muito parecido com o Bitcoin (BTC). Por exemplo, enquanto o BTC utiliza os nós para descentralizar a rede, o Nostr tem seus “relays” que fazem a mesma função. Além disso, o sistema não exige quaisquer dados dos usuários que quiserem utilizá-lo.

A primeira aplicação do Nostr foi na criação do Damus App, uma espécie de Twitter descentralizado que utiliza o mesmo sistema de chaves do BTC. Ou seja, cada usuário tem uma chave pública – que funciona como um nome de usuário – e a chave privada que é a senha de sua conta.

O brasileiro Diego Kolling, criador do Noderunners Brasil, elogiou a iniciativa de maneira efusiva em sua conta no Twitter.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“E nasce uma rede social DESCENTRALIZADA “de uma vez por todas”! Nela, não posso ser censurado ou derrubado – nem você! Protejo o meu conteúdo com a mesma tecnologia que protejo meu Bitcoin”, disse.

Na mira de Jack Dorsey

O Nostr chama-se assim porque esse nome é a abreviação de abreviação de Notes and Other Stuff Transmitted by Relays. Isto é, “Notas e outras coisas Transmitidas por Relays”, em tradução livre. A palavra também é uma referência a “nostro”, ou “nosso” em latim, e desperta a ideia de uma ferramenta criada por toda e para toda a comunidade.

Seu criador, o pseudônimo fiatjaf, é um brasileiro que trabalha atualmente na carteira Lightning ZDB, mas que desenvolveu vários projetos voltados para o BTC. Portanto, alguém que já conta com uma experiência enorme usando a blockchain do BTC.

Por meio do protocolo, é possível criar diversas aplicações descentralizadas impossíveis de censurar e que garantem a privacidade e segurança dos usuários. Ou seja, quem utiliza as aplicações do Nostr pode facilmente evitar sanções ou censuras impostas por estados.

E o serviço chamou a atenção de ninguém menos do que Jack Dorsey, criador do Twitter e da Block, que resolveu apostar no projeto. Dorsey realizou uma doação de 14 BTC, no valor de cerca de R$ 1,28 milhão, para financiar o desenvolvimento do Nostr.

A doação ocorreu graças a Koty Auditore, que foi ao Twitter para estimular Dorsey a financiar o Nostr. O criador do Twitter publicou suas opiniões sobre a necessidade de um protocolo de Internet nativo para mídia social no passado. Auditore, por sua vez, disse que o Nostr poderia interessar a ele.

Dito e feito, Dorsey respondeu ao tweet duas horas depois, dizendo que estava “descobrindo como fazer a doação”. Aproximadamente 24 horas depois disso, ele distribuiu fundos para o desenvolvedor fiatjaf.

Como utilizar?

Por enquanto, a principal aplicação do Nostr é o “Twitter descentralizado”, uma ferramenta que permite a criação de mensagens de maneira anônima e sem a necessidade de expor seus dados.

Para utilizá-la, existem duas formas. A primeira é fazer o download do aplicativo chamado Damus App, mas que está disponível apenas para sistemas iOS. Quem não tem iPhone pode utilizar o site Astral Ninja para se cadastrar.

Ao entrar no site, vai aparecer a tela abaixo onde você terá que gerar suas chaves. A chave pública é a sua identidade no site e a chave privada te dá acesso a sua conta. Basta clicar nas opções “public key” ou “private key” e depois clicar em “generate”. Por fim, clique no botão “proceed” para confirmar.

Fonte: Astral Ninja.

Em seguida, a tela vai mostrar as suas chaves pública e privada para acessar ao site. Guarde-as bem, pois assim como ocorre com o BTC, não é possível recuperá-las em caso de perda.

Por fim, basta escolher um nome de usuários e fazer uma breve descrição do seu perfil (até 150 caracteres). Pronto, você já pode usar a rede.

Caso queira que algum conhecido seu comece a te seguir, basta compartilhar a chave pública do seu perfil com essa pessoa. 

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.