Categorias Notícias

Nike registra marca chamada “Cryptokicks”

Conforme relatou a CryptoSlate nesta quinta-feira, 25 de abril, a gigante do ramo esportivo Nike registrou uma marca chamada “Cryptokicks”, fazendo alusão à sua intenção de buscar diversos serviços relacionados à blockchain.

No dia 19 de abril, a Nike registrou uma marca para a palavra “Cryptokicks” junto ao Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO).

“A Nike fez um pedido para registrar a marca CRYPTOKICKS.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O pedido indica que a Nike pretende lançar uma moeda chamada CRYPTOKICKS. ”

 

Como funcionam as marcas nos Estados Unidos

De acordo com o USPTO, uma marca é uma palavra ou símbolo que identifica e diferencia a fonte de um produto ou serviço. Diferente de patentes e outras propriedades intelectuais, o registro de uma marca não é necessário para que haja proteção legal nos Estados Unidos, contanto que a marca esteja sendo utilizada ativamente no comércio.

Contudo, o registro permite a uma corporação como a Nike obter presunção legal de propriedade sobre a marca internacionalmente, além de garantir direitos exclusivos para utilização da marca em conjunto com produtos e serviços descritos na solicitação.

Detalhes sobre o registro da Cryptokicks

A recente marca da Nike faz alusão a diversas incursões que a companhia já está fazendo ou ainda fará.

No pedido, a companhia afirma que a marca pode ser utilizada para produtos e serviços que incluem carteiras para criptomoedas em software ou hardware, cripto colecionáveis e arte, tokens de utilidade e software para gerenciar dispositivos IoT interligados em uma rede.

Ademais, a companhia também menciona um aplicativo mobile que a Nike está desenvolvendo com uma moeda associada:

“Um software de computador baixável, mais precisamente, uma plataforma financeira eletrônica que acomoda múltiplos tipos de pagamento e transações de débito em um smartphone integrado.”

Ademais, mas o registro também menciona que a corporação tem o direito de utilizar a marca em associação com um marketplace online relacionado a criptoativos, que disponibilizará calçados e vestimentas:

“Serviços de marketplace online, especificamente, disponibilizar um marketplace para compradores de vendedores de ativos digitais; operar um marketplace online contando com calçados e vestimentas; serviços de varejo online.”

Empresas registram propriedades intelectuais aos montes

A Nike não é a primeira companhia a registrar uma peça de propriedade intelectual relacionada a criptoativos. Companhias como Amazon, Mastercard e Xerox já solicitaram patentes e outras propriedades intelectuais dentro da indústria blockchain.

O crescimento de patentes entre algumas das maiores corporações do mundo pode ser um sinal positivo para o crescimento e reconhecimento das criptos. Contudo, estas solicitações de registro de propriedades intelectuais também contrastam profundamente com a comunidade adversa a censura que o Bitcoin captou.

Conforme a indústria expande, corporações como a Nike sempre encontrarão formas de comercializarem tecnologia blockchain, lucrando sobre o entusiasmo formado sobre a tecnologia. Até o momento, ainda é incerto como estas grandes empresas baterão de frente com startups e organizações descentralizadas que já empregam blockchain.

Leia também: Mastercard registra patente para blockchain multi-moeda

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.