Mercado

NFT na Apple Store, amigo ou vilão?

A Apple acaba de atualizar sua política quanto ao uso dos NFTs e interação na Apple store, essa mudança pode trazer uma mudança profunda no setor. Com a possibilidade dos desenvolvedores venderem NFTs através do pagamento pelo aplicativo, essa novidade trouxe diversas reações nas redes sociais por conta principalmente do imposto da Apple de 30% sobre o valor dos NFTs. Entenderemos melhor essa mudança.

Os NFTs que tem como um de seus principais objetivos funcionar em meios onde ocorre descentralização e foge de grandes taxas do mercado, agora está vendo isso mudar.

Sobretudo com a Apple comprometida em garantir que os usuários não fujam dessas taxas e usem criptomoedas para pagar por NFT na App Store, por isso incluiu mais restrições. A empresa disse que um aplicativo pode permitir que os usuários visualizem sua própria NFT, desde que a propriedade da NFT não desbloqueie recursos no aplicativo.

Do mesmo jeito, os usuários podem visualizar NFTs pertencentes a outros. Desde que os aplicativos não contenham botões, links externos ou outros apelos à ação que direcionem os clientes para mecanismos de compra que não sejam a compra no aplicativo.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Logo após, a Apple diz que os aplicativos devem ser licenciados nos países em que operam. Isso pode complicar a vida de plataformas que realizam operações separadas.

Os entusiastas NFTs interpretam a mudança de diferentes maneiras. Algumas pessoas mostram seu otimismo com cautela. Alguns verbalizam dúvidas com franqueza.

Vilão

Como lado negativo a Apple vemos a Apple cobrando enormes taxas, a empresa já foi processada anos atrás por cobrar taxas altas de transação. Exigir pagamentos no aplicativo e restringir a negociação pode atrasar a adesão dos usuários a usar os ativos. Além disso, toda utilidade do NFT de se ter benefícios está restringida na plataforma, retirando um pouco da essências dos NFTs.

“NFTs são fundamentalmente uma tecnologia web3, e aplicar princípios web2 como a Apple App Store é como colocar um pino redondo em um buraco quadrado”, disse o executivo da Astaria, De Kock.

“Claro que você pode ajustá-lo, mas não é o ideal. A política da App Store é o que naturalmente esperávamos da Apple. No entanto, a implementação carece de uma compreensão diferenciada do mercado que está tentando abordar”, acrescentou.

Amigo

Por mais que existam diversos pontos negativos, caso a Apple disponibilize NFTs, isso possibilitará mais de um bilhão de pessoas possam se expor a eles. Por consequência sem maiores dificuldades ou necessidade de entender sobre criptomoedas.

Alguns observadores argumentam que a Apple tem uma vantagem comparativa. Porque as pessoas podem comprar a NFT usando moeda fiduciária. Isso atrairá aqueles que pensam criptomoedas é difícil participar do mercado.

Ainda assim, essa vantagem pode não ser muito útil. Altas taxas de transação de 30% podem ser um potencial impedimento.

Independente de ser bom ou ruim, o volume da indústria de NFTs passa de 23 bilhões em 2022. Sendo assim inevitável que o mercado tome um rumo aonde empresas irão se expor ao mercado e lucrar com ele. Apple é a prova viva disso nesse momento.

Compartilhar
Gabriel Madureira

Estudante de ciência e tecnologia na UNIFESP, possui 3 anos de experiência em criptomoedas e 6 anos no mercado tradicional. Trabalha também produzindo conteúdo sobre DeFi nas redes sociais.

This website uses cookies.