Mercado

Negociações de Bitcoin à vista atingem menor nível em anos, aponta Bitfinex

Conforme o conflito entre o Hamas e Israel se intensifica, suas repercussões estão sendo sentidas nos mercados financeiros globais e o Bitcoin (BTC) não ficou ileso.

Segundo uma análise da Bitfinex, os volumes de negociação em spot em exchanges centralizadas atingiram os níveis mais baixos em vários anos. Enquanto isso, a proporção estimada de alavancagem aumentou, indicando um nível elevado de risco no mercado.

O mercado do Bitcoin testemunhou uma mudança em direção às negociações em spot, com investidores de longo prazo agora detendo um recorde de 80,34% do suprimento total, equivalente a cerca de 15 milhões de BTC. Os detentores de curto prazo representaram apenas 19,34% do suprimento circulante, indicando um forte sentimento de acúmulo a longo prazo.

Segundo a empresa, as moedas movendo-se na blockchain mostraram lucros ou perdas mínimas, sugerindo um estado transitório do mercado. Enquanto isso, o mercado de futuros viu um aumento no interesse aberto (OI) para BTC e Ether, totalizando mais de US$ 8,7 bilhões em exchanges centralizadas.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Negociações de Bitcoin em baixa

No entanto, segundo a Bitfinex, apesar do aumento no OI, os volumes de negociação em spot em exchanges centralizadas atingiram níveis baixos em vários anos, e a proporção estimada de alavancagem aumentou, indicando um maior risco de mercado.

“Estamos testemunhando uma clara inclinação para a proteção contra movimentos de queda nos mercados de BTC e Ether. Embora a volatilidade implícita (IV) tenha aumentado menos do que o esperado no BTC, a IV de uma semana aumentou significativamente para o Ether”, destacou.

A Bitfinex explicou que isso indica que os investidores estão atualmente tratando o Bitcoin de forma diferente do Ethereum. Ainda segundo a exchange, essa mudança coincide com o aumento das tensões geopolíticas, sugerindo sua potencial influência no sentimento dos investidores.

“Não esperamos uma mudança no regime de volatilidade, pois ainda estamos em uma fase transitória. Isso é complementado pelas incertezas macroeconômicas mencionadas anteriormente e talvez atrasado um pouco pela proteção excessiva e posições cautelosas nos mercados”, disse.

Deste modo, a empresa destacou que o mercado de criptomoedas continua a ser afetado por eventos globais, demonstrando a interconexão cada vez maior entre os mercados tradicionais e o mercado de Bitcoin e criptomoedas em geral.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.