Categorias Notícias

Nassin Taleb afirma que desistiu do Bitcoin: “virou um antro de negacionistas”

O economista Nassin Taleb, autor do best-seller Antifrágil, afirmou ter desistido do mercado de Bitcoin. Em uma mensagem publicada na sexta-feira (12), Taleb deu a entender que tinha vendido todos os seus Bitcoins.

Uma das razões apontadas pelo economista foi a alta volatilidade do Bitcoin. Segundo Taleb, isso impediria a formação de preços e compra de bens com Bitcoin.

“Estou me livrando do meu BTC. Por quê? Uma moeda nunca deve ser mais volátil do que o que você compra e vende com ela. Não é possível definir o preço de mercadorias no BTC. Nesse aspecto, é um fracasso (pelo menos por agora)”, disse.

Além disso, Taleb criticou a postura de muitos membros da comunidade de criptomoedas. Ele disse que o Bitcoin teria virado um “antro de negacionistas” da atual crise de saúde.

“(O Bitcoin) foi assumido por sociopatas negacionistas da Covid que possuem a sofisticação de amebas”, completou Taleb.

Economista fez duras críticas ao Bitcoin e a parte de seus defensores. Fonte: Nassin Taleb/Twitter.

Ele também afirmou que o apelo das criptomoedas estaria na “opacidade”. Ou seja, na capacidade de permitir certas operações consideradas ilícitas pelos governos

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Oapelo de uma criptomoeda depende de alguma opacidade, de sua capacidade de facilitar a fraude fiscal e a lavagem de dinheiro”, disse.

Comunidade repercute postura de Taleb

Trata-se de uma reviravolta radical na postura do economista. Não faz muito tempo que Taleb cobria de elogios o Bitcoin e a blockchain. ““Você não pode ignorar as criptomoedas, principalmente a história do Bitcoin e da blockchain”, disse em 2019.

Em 2018, o economista foi autor do prefácio do livro O Padrão Bitcoin, de Saifedean Ammous, considerado uma das melhores obras sobre Bitcoin. E ele novamente elogiou a criptomoeda.

Naturalmente, a comunidade de criptomoedas reagiu em peso aos comentários do economista. O fundador da ARK Invest, Yassine Elmandjra, respondeu sobre a volatilidade do Bitcoin.

Você deve ler Antifrágil. Ótimo livro. “Não há estabilidade de longo prazo sem volatilidade de curto prazo.” – Nassin Taleb.

 

Gestor utilizou de ironia para responder a economista. Fonte: Yassine Elmandjra/Twitter

A resposta foi uma ironia com o best seller de Taleb, no qual ele fala de antifragilidade. Esta, aliás, é uma das principais características atribuídas ao Bitcoin.

Por fim, o investidor e entusiasta Robert Breedlove comentou que, de certa forma, Taleb estaria certo. O Bitcoin falha como moeda – pois ser moeda não seria o seu propósito.

“Taleb está certo sobre o Bitcoin: ele falha como moeda. Uma moeda é um substituto do dinheiro imposto pelos monopolistas. Ouro é dinheiro geopolítico. O Bitcoin é prejudicial ao ouro. Bitcoin é a separação do dinheiro e do estado: uma obsolescência da moeda como um conceito”, explicou.

Breedlove traz um conceito diferente sobre o que é o Bitcoin. Fonte: Robert Breedlove/Twitter.

Leia também: Token de DeFi dispara 1.463% em apenas um mês

Leia também: Aposta da Tesla no Bitcoin não deve ser seguida, diz JPMorgan

Leia também: Token DeFi na mira da Grayscale dispara 55% e pode crescer mais

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.