Categorias Notícias

Nasceu: contratos inteligentes de XRP entram em testes

A Ripple, emissora do token XRP, foi ao Twitter na segunda-feira (19) anunciar que as mudanças da rede estão em fase de testes. Os “Hooks” já estão sendo oficialmente testados na testnet da XRP Ledger (XRPL).

Hooks são pedaços de código responsáveis por implementar contratos inteligentes na XRPL.

Tendo em vista a disponibilidade na testnet, a Ripple incentiva desenvolvedores a trabalhar sobre as novas funcionalidades.

Rede em teste

Anunciada em julho de 2020, a nova atualização ficou pronta para testes este mês. Os novos recursos serão promovidos através dos Hooks, ou ganchos em português.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Esses pedaços de código que conectam partes de um contrato e estabelecem a “lógica”, nome dado a contratos inteligentes na XRPL.

Por meio do Twitter, a Ripple explicou que os Hooks podem ser bem simples de utilizar:

“Esses Hooks podem ser realmente simples, como: ‘rejeitar pagamentos <10 XRP’ e ‘para todas as saídas de pagamentos, envie 10% para minha conta poupança’,” explica o XRPL Labs.

Contudo, a empresa acrescenta que isso não impede que contratos de maior complexidade sejam definidos.

Duração dos testes

O XRPL Labs estima que o período de testes terá duração de oito meses. Ou seja, contratos inteligentes envolvendo XRP podem ocorrer somente em 2022.

Porém, o aviso afirma que a empresa ainda tem esperanças de finalizar e disponibilizar os contratos com Hooks ainda no fim de 2021.

Além disso, foi revelado que a rede já estará preparada para aplicações em finanças descentralizadas (DeFi) logo em seu lançamento.

Outros projetos

Esta não é a primeira solução de contrato inteligente envolvendo XRP. No ano passado, a Flare Networks desenvolveu uma atualização para a rede da Ripple, no entanto, ainda era necessária a conversão de tokens.

De acordo com o XRPL Labs, a nova funcionalidade não exigirá a troca de tokens. Ademais, os Hooks serão escritos, geralmente, na linguagem C.

Desta forma, eles serão diferentes dos contratos inteligentes do Ethereum, que usam o código de programação Solidity.

Leia também: Day trader mata namorada e comete suicídio em Minas Gerais

Leia também: Investidores de Dogecoin terão um fim trágico, apontam especialistas

Leia também: Binance Coin está prestes a superar o Ethereum, afirma trader

Compartilhar
Juliana Nascimento

Jornalista com ascendente em áries que curte board games, livros e séries/filmes.

This website uses cookies.