Economia

‘Não precisamos de mais moedas digitais’, diz presidente da SEC após ações contra Coinbase e Binance

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Gary Gensler, foi à televisão ao vivo nesta terça-feira (06) para comentar os processos que o regulador abriu nos últimos dias contra as exchanges de criptomoedas Binance e Coinbase.

De acordo com o presidente da SEC, o mundo não precisa de mais moedas digitais. Isso porque as moedas tradicionais fiduciárias já cumprem bem o seu papel:

“Não precisamos de mais moeda digital. Já temos moeda digital: chama-se dólar americano, chama-se euro, chama-se iene. Eles são todos digitais agora”, disse Gensler no Squawk Box da CNBC.

Chefe da SEC critica exchanges

Durante a entrevista, Gensler afirmou que as plataformas de criptomoedas estão desempenhando múltiplas funções sem registros, representando riscos para as pessoas investidoras. Ele citou, nesta fala, o caso da SEC contra a Binance, mas as alegações do regulador também se aplicaram à Coinbase:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Essas plataformas de negociação, elas se autodenominam exchanges, mas estão misturando uma série de funções”, disse ele. “Nas finanças tradicionais, não vemos a Bolsa de Valores de Nova York também operando um fundo de hedge, criando mercados e, como alegamos na Binance, tendo uma organização irmã inundando a plataforma com transações chamadas ‘wash trading’.

Em poucas palavras, wash trading é uma técnica de manipulação de mercado em que um investidor vende e compra simultaneamente o mesmo ativo para criar atividades falsas e enganosas com relação ao seu valor e liquidez. O objetivo é fazer com que o ativo pareça mais valioso do que realmente é.

O presidente da SEC também comentou que os processos contra a Coinbase e a Binance demoraram muito porque exigiu muito trabalho:

“Leva tempo, pois fazemos as coisas de acordo com as regras. É um monte de investigação convencional para construir um caso como o que você viu alegado em uma denúncia de 136 páginas.”

Por fim, Gensler afirmou que dezenas de empresas de cripto, incluindo a Coinbase e a Binance, constroem os seus negócios “com base na não conformidade com as leis de valores mobiliários dos EUA.

“Nós estamos pedindo a eles que entrem em conformidade e eles vão meio que ‘pegue-nos se puder’.”

O que dizem as exchanges

Tanto a Binance quanto a Coinbase responderam os processos da SEC com notas públicas. A Binance, primeira a ser processada, se disse desapontada com o fato de o regulador ter optado por registrar uma reclamação buscando “um suposto alívio de emergência”.

“Desde o início, cooperamos ativamente com as investigações da SEC e trabalhamos muito para responder às suas perguntas e abordar suas preocupações”, disse. “Mas, apesar de nossos esforços, com sua reclamação hoje, a SEC abandonou esse processo e, em vez disso, optou por agir unilateralmente e litigar.”

Enquanto isso, a Coinbase afirmou que a abordagem da SEC está prejudicando a capacidade da América de competir economicamente.

“A confiança da SEC em uma abordagem apenas de fiscalização na ausência de regras claras para a indústria de ativos digitais está prejudicando a competitividade econômica da América e empresas como a Coinbase, que têm um compromisso demonstrado com a conformidade”, disse Paul Grewal, diretor jurídico da Coinbase.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.