Categorias Notícias

Monero completa 5 anos de existência

A comunidade global em torno da criptomoeda Monero celebra nesta quinta-feira, 18 de abril, cinco anos de um dos principais criptoativos do ecossistema. Lançada em 18 abril de 2014, como um fork da Bytecoin, com o nome BitMonero por um usuário do fórum Bitcointalk conhecido como “thankful_for_today”, a criptomoeda é originária do protocolo CryptoNote, que, por sua vez, foi originalmente lançado em outubro de 2013 também por um autor anônimo que usava o pseudônimo Nicolas van Saberhagen.

Diferente de outros projetos, o foco principal da Monero sempre foi a privacidade e, ao longo de sua história, vivenciou momentos difíceis como a falha grave explorada em setembro de 2014 e os ataques por conta do script de criptojacking Coinhive. Mas também viveu momentos de glória, como a alta histórica em 2017 que jogou o XMR para US$139 (no momento da escrita o token era cotado a US$67,90).

“A Monero dá a você o controle sobre a privacidade de suas transações financeiras digitais. Essa privacidade é um direito humano fundamental para os indivíduos e uma competitividade essencial para as empresas”, destacou binaryFate, membro da equipe principal da Monero.

Segundo um comunicado distribuído a imprensa, há diversos eventos planejados para celebrar os cinco anos da Monero e incluem atividades educativas e lúdicas. A comunidade Monero terá um encontro em Toronto, Canadá. Haverá video-conferências ao vivo. E o instituto RIAT, com sede em Viena, realizará atividades o dia todo nesta quinta-feira, abrindo suas portas como um lugar para celebrar, discutir e aprender sobre privacidade.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“A Monero tem uma ótima e calorosa comunidade. Esta colaboração, nossa amizade e o sucesso contínuo da Monero serão celebrados esta semana – por favor, junte-se a nós”, declarou Luigi, membro da equipe principal da Monero Outreach.

Recentemente, em março, a Monero realizou um hard fork para “impedir” a mineração de sua criptomoeda através de equipamentos ASICs. O evento ocorreu no bloco 1788000 e ativou a versão 0.14 que alterou o Proof-of-Work que além da “resistência” aos ASICs também aumentou o tamanho do bloco.

Leia também: Serviço especializado em mineração de Monero anuncia encerramento de suas atividades

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.