Categorias Notícias

Microsoft encontra malware de mineração em fundo de tela com imagem Kobe Bryant

Um malware de mineração de criptomoedas foi encontrado em um fundo de tela que contém uma foto da lenda do basquete Kobe Bryant, morto num acidente de helicóptero no último dia 26 de janeiro.

A unidade de inteligência de segurança da Microsoft anunciou em um tuíte divulgado na quinta-feira, 30 de janeiro, que os cibercriminosos estão aproveitando a trágica morte de Bryant na semana passada para implantar o malware nos computadores de quem fez o download do papel de parede (fundo de tela) em questão.

“Encontramos um arquivo HTML malicioso que se apresenta como um papel de parede de Kobe Bryant que contém um script de mineração de criptomoedas”, informou a mensagem.

A mensagem do fundo de tela de parece infectado menciona “CoinHive”, um conhecido malware de mineração via navegador que usa o computador do usuário para minerar a criptomoeda Monero (XMR), que se mostrou popular entre os hackers. O CoinHive, no entanto, encerrou todas as suas operações em março de 2019.

A Microsoft informou que o seu sistema de defesa contra programas maliciosos, o Defender SmartScreen, bloqueia o site responsável pela disseminação do malware. Mesmo assim, faz um alerta para que os usuários tomem cuidado e não façam o download da imagem.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Esta não é a primeira vez que cibercriminosos usam fotos de celebridades para ocultar programas maliciosos de mineração de criptomoedas. No mês passado, uma imagem da cantora norte-americana Taylor Swift também foi usada para espalhar um malware. A imagem da atriz indicada ao Oscar Scarlett Johansson também já foi usada para esconder malware de mineração.

Leia também: Justin Sun publica homenagem a Kobe Bryant e recebe duras críticas

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.