Categorias Notícias

Metaverso: NASA se une à Epic Games para construir simulação em Marte

A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, e a Epic Games, criadora do Fortnite, se uniram em um projeto focado em metaverso.

Mais precisamente, as organizações estão criando uma versão virtual de Marte que os futuros astronautas poderão usar para se preparar para o primeiro pouso humano no planeta vermelho.

Para isso, as companhias estão lançando um desafio para os desenvolvedores ajudarem a criar uma experiência de metaverso marciano. A iniciativa conta, ainda, com a colaboração do Herox, uma plataforma de solução de problemas de crowdsourcing.

NASA MarsXR Challenge

O desafio incluirá várias tarefas como, por exemplo, a criação do design de vários ambientes-chave para os astronautas marcianos. Os ambientes serão renderizados através do Unreal Engine 5 da Epic Games para fornecer algo realista.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O desafio em questão pede que os desenvolvedores ajudem a instituição na construção de “ativos e cenários de realidade virtual para uso pela NASA em pesquisas focadas em atividades extraveiculares na superfície de Marte.”

Entre outras coisas, os desenvolvedores ajudarão a criar cenários que a primeira tripulação pode enfrentar quando chegar.

Isso inclui montar o acampamento base, garantir o fornecimento de energia e criar tempestades de poeira e radiação, por exemplo.

O NASA MarsXR Challenge vai premiar até 20 vencedores que vão compartilhar um prêmio de US$ 70.000. Os desafios são divididos em cinco categorias: Montar Acampamento; Pesquisa Científica; Manutenção; Exploração e “Blow Our Minds”.

Em cada cenário, os desenvolvedores precisam criar ativos e processos que os futuros astronautas possam seguir enquanto usam o headset VR para se preparar para a missão. 

O mundo vai incluir ainda dias marcianos completos, com os tons laranja do dia passando para o azul à noite. Além disso, vai levar em consideração as mudanças nas condições climáticas e a gravidade marciana. Serão, ao todo, mais de 154 milhas quadradas de terreno realista e pesquisado em Marte.

Desafio do metaverso marciano

Para desenvolver seus projetos, os participantes do desafio terão acesso ao ambiente de teste de Realidade Virtual XR, que também inclui certos ativos padrão, como trajes espaciais e rovers.

O Mars XR Operations Support System foi construído usando o Unreal Engine 5 da Epic Games. Assim, os participantes do NASA MarsXR Challenge terão o primeiro acesso a este ambiente de realidade virtual. 

As informações obtidas com essas simulações podem ajudar a NASA a se preparar para a futura exploração humana de Marte.

“Os criadores podem usar a Unreal Engine para construir cenários de simulação realistas para ajudar a preparar a NASA para futuras missões, seja na Lua ou em Marte”, disse Seb Loze, diretor de negócios da Unreal Engine para simulação na Epic Games. 

O prêmio está aberto a qualquer pessoa com 18 anos ou mais que participe individualmente ou em equipe do desafio. Os competidores podem ser originários de qualquer país, desde que as sanções federais dos EUA não proíbam a participação.

Leia também: Criptonauta: Brasileiro ganha viagem ao espaço após comprar NFT

Leia também: Ledger adiciona suporte para staking de Solana em sua carteira de hardware

Leia também: Stablecoin UST colapsa e Luna Foundation vende todos os seus Bitcoins

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.