Categorias Notícias

Metaverso levará criptomoedas para adoção em massa, diz estrategista do BOfA; mas há quem discorde

O estrategista do Bank of America, Haim Israel, acredita que os projetos de metaverso criarão grandes oportunidades para a tecnologia de blockchain. Além disso, farão com que as criptomoedas cheguem de uma vez por todas ao mainstream e sejam usadas em transações financeiras.

As declarações em questão foram feitas pelo diretor administrativo de pesquisa do BOfA em entrevista recente à Insider.

Contudo, ele ponderou que as criptomoedas existentes, como Bitcoin e Ethereum, são muito voláteis para caber nesta função. Nesse sentido, ele acredita que os desenvolvedores de metaversos provavelmente recorrerão às moedas digitais estáveis (stablecoins) vão prevalecer.

O que é um metaverso?

O metaverso é um termo que se refere a uma variedade de ambientes virtuais 3D online nos quais as pessoas podem jogar, construir coisas, socializar, trabalhar e até mesmo negociar e ganhar criptoativos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

O interesse no metaverso disparou depois que o Facebook anunciou em outubro que mudaria seu nome para Meta, para sinalizar seu compromisso de construir sua própria plataforma. 

Depois disso, uma série de tokens ligados a plataformas de metaversos dispararam de preços. Ademais, diversos terrenos digitais em metaversos foram vendidos a preços recordes.

De acordo com Israel, o metaverso é onde “vamos começar a usar criptomoedas como moedas”. 

“Eu definitivamente acredito que esta é uma oportunidade enorme… Você precisa das plataformas certas… isso definitivamente vai ser uma grande oportunidade para todo este ecossistema”, disse Israel.

O estrategista do BofA previu ainda que as empresas de pagamentos tradicionais ficarão muito mais interessadas em criptomoedas se elas se tornarem amplamente utilizadas no metaverso.

“Vejo muita colaboração entre os dois”, disse ele.

Empolgações com metaverso

Diversos importantes players do mercado concordam com Israel sobre o potencial dos metaversos.

Conforme noticiado pelo CriptoFácil, a Grayscale disse, recentemente, que os projetos representam uma oportunidade de mercado de mais de US$ 1 trilhão de receita anual. 

Da mesma forma, Tim Sweeney, CEO da Epic Games, destacou:

“Nas próximas décadas, o metaverso se tornará uma parte de multitrilhões de dólares da economia mundial. Este metaverso será muito mais abrangente e poderoso do que qualquer outra coisa. Se uma empresa central obtiver o controle disso, eles se tornarão mais poderosos do que qualquer governo e serão um deus na Terra.”

Exagero sobre metaverso?

Embora o entusiasmo em torno do metaverso tenha aumentado, muitas pessoas estão mais céticas. Eles ressaltam, principalmente, que os mundos virtuais existem há décadas. Outros questionam se as criptomoedas realmente ganharão ampla adoção:

“Não estou convencido de que o metaverso será de propriedade do usuário ou descentralizado se for desenvolvido pela Meta, Microsoft, Apple, etc. (que é onde US$ 10 bilhões estão sendo gastos para desenvolvê-lo!)”, disse Ben Gilbert, executivo de capital de risco da PSL.

Na mesma linha, Raj Gokal, cofundador da rede Solana, disse estar preocupado com os exageros em torno do metaverso:

“Nunca vi tanto hype na mídia convencional sobre um produto ou categoria de produtos inéditos, talvez nunca.”

Leia também: 99Pay dá 40% de cashback em Bitcoin em compras de BTC

Leia também: Bitcoin sobe 1,22%; Ethereum sobe 2,7%; Solana sobe 4%. Mercado de criptomoedas se prepara para novo rally

Leia também: Vendas de terrenos no ETH e SOL atingem U$ 100 milhões em uma semana

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.