Tecnologia

Meta trabalha em rede social descentralizada ‘rival’ do Twitter

A Meta Platforms (META), empresa dona do Facebook e do Instagram, está trabalhando em um aplicativo descentralizado baseado em texto, conforme revelou o TechCrunch em matéria publicada nesta sexta-feira (10). A empresa liderada por Mark Zuckerberg confirmou o desenvolvimento em um comunicado. No entanto, não deu detalhes adicionais sobre o novo aplicativo.

“Nós estamos explorando uma rede social descentralizada autônoma para compartilhar atualizações de texto. Acreditamos que há uma oportunidade para um espaço separado onde criadores e figuras públicas podem compartilhar atualizações oportunas sobre seus interesses”, disse um porta-voz da Meta.

Novo app da Meta P92 terá foco em textos

O novo aplicativo descentralizado com foco em conteúdos textuais está sendo apelidado de P92. O app pode chegar para fazer frente ao Twitter, que também é mais voltado para textos.

De acordo com o site de notícias de negócios indianos MoneyControl, o app da Meta ainda está em desenvolvimento e deve ser vinculado ao Instagram. Isso porque o aplicativo permitirá que os usuários façam login por meio de suas credenciais da rede social focada em fotos e vídeos da Meta. A supervisão do novo app também será responsabilidade do chefe do Instagram, Adam Mosseri.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Ainda segundo a matéria, Meta já acionou o departamento jurídico para analisar questões de privacidade antes de lançar de forma oficial o aplicativo.

Novo app da Meta terá suporte a protocolo de rede social aberto

A expectativa é que o novo app ofereça suporte ao ActivityPub, um protocolo de rede social aberto e descentralizado, baseado no protocolo ActivityPump do Pump.io. O protocolo fornece uma API cliente/servidor para criar, atualizar e excluir conteúdo. Além disso, fornece uma API de servidor para entrega de notificações e conteúdo.

O ActivityPub também tem suporte do Mastodon, a plataforma de mídia social descentralizada que ganhou força após a compra do Twitter por Elon Musk.

Vale destacar que a Meta já testou diversos aplicativos que não chegaram ao mercado. Isso inclui, por exemplo, o app para adolescentes tbh, o app Neighborhoods, a aplicação para casais Tuned, entre outros. Ou seja, pode ser que o novo app de rede social descentralizada com foco em texto não saia do papel.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.