O protocolo Ordinals causou rebuliço na rede do Bitcoin (BTC) ao permitir a criação de NFTs. Mas agora, com o sucesso dos tokens, um usuário resolveu criar um padrão específico de tokens: o BRC-20.
Este padrão surgiu para a comunidade na quarta-feira (8), quando seu criador – um usuário do Twitter chamado Domo – anunciou a novidade. De acordo com Domo, o BRC-20 é um padrão que ainda está em testes na rede.
“Um experimento sobre “brc-20’s” e fungibilidade no Bitcoin com o Ordinals”, disse o usuário em sua mensagem.
Imitação?
A princípio, Domo criou um token chamado Ordi apenas em formato de texto, conforme mostra a imagem acima. No entanto, isso deu o pontapé inicial para a criação de tokens inspirados em memes dentro do Bitcoin.
Nas últimas 36 horas, os usuários começaram a criar versões de criptomoedas-meme, como Doge, Pepe e até o próprio Meme original. Todas essas versões utilizaram o formato BRC-20 para criar os NFTs dentro do Bitcoin.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
O nome, aliás, não é uma coincidência, já que o BRC-20 é inspirado no formato ERC-20, que estabelece tokens no Ethereum. Contudo, o BRC-20 ainda está muito incipiente, de modo que a maioria de suas implementações é formada por arquivos de texto, como o Ordi.
“Isso se encaixa em uma tendência maior de inscrições baseadas em texto se tornando mais populares devido aos seus tamanhos de arquivo pequenos, que podem ser tão baixos quanto alguns bytes”, disse o historiador de NFTs Leonidas. “Como você paga taxas proporcionais ao tamanho do arquivo que está sendo inscrito, custa significativamente menos em taxas para inscrever JSON [código] ou texto”.
O avanço do Ordinals
Lançado no final de janeiro graças às atualizações SegWit e Taproot , o Ordinals conquistou o mundo criptográfico e levou os NFTs ao Bitcoin. Mas também dividiu opiniões a respeito da capacidade da rede de suportar “inutilidades”, como alguns chamam os NFTs.
Como estão no início, os NFTs do Bitcoin não funcionam exatamente como NFTs no Ethereum, por exemplo. Mas empresas como a Yuga Labs, criadora dos Bored Apes, já começam a planejar e lançar coleções exclusivas para o Ordinals.
De acordo com um relatório divulgado na semana passada pela Galaxy Research, o mercado de NFTs do Bitcoin experimenta um rápido crescimento. Neste ritmo, a rede pode chegar a um valor de mercado de US$ 4,5 bilhões até 2025, somente com NFTs.
- Leia também: Retiradas de ETH em staking podem ser iminentes
Apesar do burburinho em torno dos BRC-20 e das crescentes inscrições correspondentes, Domo disse que não considera o formato um “padrão” para tokens baseados em Bitcoin. De fato, o próprio criador classificou esses tokens como “inúteis” e recomenda que os desenvolvedores projetem e codifiquem suas próprias soluções mais robustas.