Categorias Notícias

Meta se une a grupo de criptomoedas que promove patentes abertas

A empresa Meta, anteriormente conhecida como Facebook, ingressou em uma organização que promove o uso gratuito de tecnologia inovadora no setor de criptomoedas, o Crypto Open Patent Alliance (COPA).

O consórcio de empresas de tecnologia e criptomoedas foi criado em setembro de 2020 pela empresa Block (anteriormente conhecida como Square) do ex-CEO do Twitter Jack Dorsey.

De acordo com um anúncio, ao ingressar na COPA, Meta se compromete a não fazer valer suas “patentes principais de criptomoedas”.

O gerente da entidade, Max Sills, define essas patentes como qualquer “tecnologia que permita a criação, mineração, armazenamento, transmissão, liquidação, integridade ou segurança de criptomoedas.”

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além de Meta, compõem a COPA outras dezenas de membros que incluem grandes empresas de criptomoedas como Coinbase e Kraken .

COPA quer reduzir litígios de patentes

O objetivo da COPA é incentivar a inovação relacionada à blockchain, reduzindo a probabilidade de litígios de patentes.

Além disso, segundo Dorsey, o intuito é “ajudar a comunidade cripto a se defender contra agressores de patentes e trolls.”

Em abril de 2021, o órgão processou o cientista da computação australiano, Craig Wright, mais conhecido por sua alegação amplamente debatida de ser o inventor do Bitcoin.

O processo se deu em razão de Wright tentar impedir que grupos de criptomoedas hospedassem o white paper do Bitcoin.

Chefe de licenciamento da Meta entrará no conselho da COPA

De acordo com o comunicado, o chefe de licenciamento e código aberto da Meta, Shayne O’Reilly, se juntará ao conselho.

Os outros conselheiros da COPA são: Brittany Cuthbert, da Coinbase; Steve Lee, da Square; Dan Robinson, da empresa de risco Paradigm; Jerry Brito, do grupo de advocacia Coin Center; e Kirupa Pushparaj, vice-conselheiro geral da Square e presidente do conselho.

“Empresas grandes e pequenas podem incentivar a inovação colaborando em infraestrutura fundamental. Este é um passo adiante para o avanço da missão da COPA. Queremos remover os obstáculos legais para que as criptomoedas possam se tornar a espinha dorsal para a transferência de valor em qualquer lugar do mundo”, disse Max Sills em comunicado.

Segundo Sills, a Meta é a maior detentora de patentes que ingressou na COPA até hoje.

“Isso significa que as criptomoedas estão se tornando uma tecnologia central para empresas de todos os setores”, disse ao CoinDesk.

Quando perguntado se as patentes de Diem seriam incluídas, Sills disse:

“Ela inclui todas as principais patentes de tecnologia de criptomoedas da Meta em seu portfólio”.

Leia também: Arizona cria projeto de lei que dá status de moeda legal ao Bitcoin 

Leia também: Volume de transações com NFTs atinge recorde de US$ 6,86 bilhões em janeiro

Leia também: ‘Importação’ de criptomoedas por brasileiros atinge recorde de US$ 6 bilhões em 2021, revela BC

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.