Categorias Notícias

Mesmo com COVID-19, Receita Federal nega adiamento do prazo de entrega da declaração de imposto de renda

Com o aumento da disseminação da COVID-19, diversos serviços paralisaram suas atividades ou adiaram prazos. Conforme relatou o CriptoFácil, os principais bancos brasileiros prorrogaram por 60 dias os pagamentos de empréstimos para os seus clientes, visando mitigar os efeitos da crise.

Diante do cenário, foi especulado que a Receita Federal adiaria o prazo para a entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), que se encerra no dia 30 de abril. No entanto, o site Valor Investe informou na quinta-feira, 19 de março, que o órgão negou o adiamento e manteve o prazo na data estipulada.

“Até o momento não temos nenhum comunicado sobre alterações no período de entrega da Declaração do IR”, respondeu a assessoria de imprensa da instituição ao portal Valor Investe. Ela acrescentou que informará caso haja “qualquer mudança”.

De acordo com o jornal, a informação contradisse a suposta fala do supervisor do imposto de renda, Joaquim Adir. Ele teria dito ao jornal Agora, também na quinta-feira, que a Receita jé estudava a prorrogação do prazo de entrega.

“Essa análise [de adiar] está tendo. A gente está avaliando, estão no processo de avaliação. Não temos certeza ainda do que vai se fazer. A gente precisa só aguardar para ver como vai se comportar isso, até porque ainda falta um mês e meio”, disse o supervisor, segundo o jornal.

De acordo com a última informação divulgada pela Receita, o fisco recebeu, até a quinta-feira, 5,8 milhões de declarações, o equivalente a 18% do total de 32 milhões de documentos esperados. De acordo com a IN 1888, de agosto de 2019, quem negociou criptoativos em determinadas circunstâncias precisa enviar a declaração, estando sujeito a multa caso não detalhe todas as informações.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Leia também: Entusiastas de Bitcoin se unem para criar vacina contra coronavírus

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.