Mercado

Mercado de criptomoedas subiu 80.466% em 10 anos

O mercado de criptomoedas tem sido uma das áreas mais revolucionárias e disruptivas da tecnologia financeira na última década, mudando a maneira como os investimentos são feitos e como as transações financeiras são realizadas.

Desde 2013, o valor total do mercado de criptomoedas aumentou em incríveis 80.466%, de acordo com um relatório recente do Coinmarketcap.

Embora o mercado tenha sofrido algumas quedas significativas ao longo dos anos, incluindo a queda de US$ 1,5 trilhão em 2022, ele ainda é notável por sua rápida expansão e diversificação.

A maioria dos criptoativos é baseada em blockchain, uma tecnologia que permite a criação de redes descentralizadas e seguras, que não são controladas por nenhum governo ou instituição financeira.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Um dos criptoativos mais conhecidos é o Bitcoin, que foi criado em 2009 e ainda é a maior criptomoeda em valor de mercado. No entanto, desde então, muitos outros criptoativos surgiram, cada uma com seus próprios recursos e finalidades.

Um print tirado do Coinmarketcap hospedado no archive.org mostra que, em 2013, havia 14 criptomoedas listadas no site. Isso incluiu Bitcoin, Litecoin, Peercoin, Namecoin, Feathercoin, Terracoin, Devcoin, Freicoin, Novacoin, Chncoin, Bbqcoin, Mincoin, Bitbar e Ixcoin. Juntos, o valor desses criptoativos era de pouco mais de US$ 1,32 bilhão.

Ethereum divisor de águas

O Ethereum, lançado em 2015, foi um divisor de águas para o mercado de criptomoedas, habilitando o ecossistema de contratos inteligentes. Esses contratos permitem que os criptoativos sejam usadas para uma variedade de finalidades, incluindo pagamentos, serviços financeiros descentralizados e muito mais.

Outras criptomoedas, como Litecoin, Ripple e Tether, também ganharam destaque no mercado, cada uma com seus próprios recursos exclusivos. O mercado de criptomoedas atrai um número crescente de investidores e traders, com mais e mais empresas começando a aceitar criptomoedas como forma de pagamento.

Apesar das quedas ocasionais no mercado, a crescente adoção de criptomoedas e a inovação contínua na tecnologia blockchain sugerem que o mercado tem um futuro promissor. À medida que a tecnologia continua a evoluir e as aplicações de criptomoedas continuam a crescer, é provável que vejamos mais crescimento e mudanças no mercado nos próximos anos.

Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.