Vários gigantes japoneses de tecnologia e finanças assinaram um memorando estipulando a criação de uma zona econômica de metaverso no Japão, chamada de Japan Metaverse Economic Zone.
A região especial, um universo virtual multiúso, terá sua base em uma plataforma chamada Ryugukoku. O mundo virtual permitirá que essas empresas compartilhem lançamentos e novas tecnologias com os usuários do país e de todo o mundo.
Participam do grupo: JCB, Mizuho Financial Group, Sumitomo Mitsui Financial Group, Mitsubishi UFJ Financial Group, Resona Holdings, Sompo Japan Insurance, Toppan, Fujitsu e TBT Lab.
A ideia por trás dessa iniciativa é adaptar o cenário industrial para “atualizar o Japão por meio do poder dos jogos”, uma ideia promovida por Hajime Tabata, consultor Web3 da agência digital do governo japonês.
O acordo também inclui a criação do Pegasus World Kit, uma ferramenta que permitirá a essas empresas construir seus próprios espaços de metaverso dentro de Ryugukoku.
- Leia também: Blockchain será a camada base para o multiverso que irá conectar os diferentes metaversos, aponta analista
Metaverso privado
A proposta também prevê que a Ryugukoku seja uma espécie de país virtual, no qual os outros metaversos das empresas parceiras funcionarão como cidades, permitindo que os cidadãos se desloquem e acessem cada um deles usando avatares digitais.
Cada uma das empresas fundadoras está fornecendo um conjunto específico de recursos tecnológicos para a construção desta iniciativa.
O Mizuho Financial Group fornecerá sua experiência na área de pagamentos e tokens de metaverso, enquanto o Mitsubishi UFJ Financial Group, que fez parceria com a Coinbase em 2021 para lançar seus serviços no Japão, oferecerá suporte a funções Web3 e ajudará em planos para expansões no exterior.
Os usuários da plataforma utilizarão um serviço único de identificação e carteira, denominado “Multi Magic Passport”, que lhes permitirá realizar pagamentos e movimentar seus dados pessoais, incluindo status de avatar, itens e NFTs entre esses metaversos.
O grupo espera que esta combinação de serviços seja atrativa para outras empresas no exterior, que terão a oportunidade de estender seus negócios e serviços a este mundo no futuro.