Notícias

Mercado Bitcoin anuncia negociação de cotas de consórcio tokenizadas

Segundo um comunicado dividido com o CriptoFácil nesta quarta-feira, 25 de março, a exchange Mercado Bitcoin abrirá hoje a negociação de tokens de cotas de consórcio, por meio de sua plataforma web e pelo aplicativo de smartphone.

Trata-se do segundo token lançado pelo Mercado Bitcoin (MB) desta natureza e, segundo a empresa, ele está alinhando com o objetivo de ajudar os investidores a diversificarem suas carteiras com um ativo que tem oportunidade de alto retorno – em comparação à renda fixa tradicional, demonstrando baixa volatilidade, liquidez e curto prazo de recebimento.

Além disso, o MB afirma que a iniciativa cumpre o desejo de democratizar o acesso a esse tipo de ativo, já que o investimento mínimo é de apenas R$ 100.

Mais um esforço em tokenização

De acordo com Reinaldo Rabelo, CEO do Mercado Bitcoin:

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Nós somos pioneiros na aplicação de novas tecnologias como blockchain, contratos inteligentes e tokens para negociação de ativos alternativos. Lançamos no ano passado os tokens de precatórios e já temos cerca de R$ 25 milhões tokenizados. Queremos fazer o mesmo com cotas de consórcio excluídas. São ativos que nunca haviam chegado aos pequenos investidores, mas que oferecem retorno de longo prazo superiores às aplicações tradicionais.”

Para oferecer as cotas de consórcio, a exchange contou com a Concash – originador especializado no setor –, que negocia cotas ativas e cotas excluídas por inadimplência com o participante do consórcio, que pode vender sua cota sem precisar esperar o final do plano para resgatar parte do investimento. Desta forma, o participante obtém liquidez de forma mais rápida.

Lucas Hipólito, chefe de negócios da Concash, também falou sobre a iniciativa:

“É um bom negócio para o cliente inadimplente receber rapidamente parte do valor das parcelas pagas porque, caso contrário, teria que esperar, em alguns casos, anos para receber o dinheiro de volta. Além disso, é bom para administradora, pois melhora a saúde do grupo e todos os valores do consórcio continuam a serem pagos. Com a Concash, nós compramos a cota, regularizamos os pagamentos e oferecemos o lance necessário para contemplar a cota. Depois disso, o Mercado Bitcoin tokeniza a cota de consórcio contemplada e oferece na sua plataforma.”

Com as cotas de consórcio tokenizadas contempladas, o prazo esperado para receber o pagamento em espécie, a ser realizado pela própria administradora do grupo, é de 180 dias, conforme prevê a Circular nº 3.432 do Banco Central.

Nota-se, portanto, que a diferença entre os valores que o participante já tinha realizado para o consórcio e o valor pago pela cota em compra realizada pelo originador é um dos componentes mais relevantes para a composição do retorno dessa oportunidade.

Para o pagamento da cota contemplada, a responsabilidade é da Caixa Consórcios, tratada pelo Mercado Bitcoin como uma das maiores administradoras de consórcio do Brasil, com mais de 20 bilhões em cotas ativas.

Rabelo traça um paralelo entre a iniciativa e o atual momento do mercado financeiro:

“Entendemos que o cenário de juros baixos e a crise que assombra o mercado financeiro mundial pode ser um incentivo para os investidores optarem por ativos de alto retorno, que não são negociados em bolsa e até então só estavam ao alcance de grandes investidores ou dos próprios bancos.”

Leia também: Percentual de mulheres que investem em criptoativos na Mercado Bitcoin é o dobro da média mundial

Compartilhar
Gino Matos

Tenho 28 anos, sou formado em Direito e acabei fascinado pelas criptomoedas, ramo no qual trabalho há três anos.

This website uses cookies.