Categorias Colunistas

Melhores investimentos para crianças

Provavelmente você já se pegou pensando em como seria o futuro dos seus filhos ou de crianças que são próximas de você, como sobrinhos ou primos e fazer investimentos para eles desde já é uma ótima forma de fazer algo para o futuro deles.

É comum os pais se preocuparem com o futuro de seus filhos, pensarem em como darão garantia de estudos e saúde às suas crianças, e fazer uma poupança é essencial para assegurar  que eles terão uma garantia financeira.

Esclarecimento financeiro / Fonte: Revista Saber é Saúde

Como forma de planejamento financeiro é importante que os pais de uma criança desde cedo guardem dinheiro para ela, o nome é dado de poupança, o que significa poupar uma quantia em dinheiro, neste caso, para o seus filhos e pensando no futuro deles.

Investir permite inserir seus filhos em uma  realidade em que desde cedo é ensinado sobre educação financeira e isso os tornarão adultos com conhecimento e experiência para tomarem decisões consideráveis sobre finanças e investimentos.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Comece com pouco

A ideia desse investimento é que seja a longo prazo, para ser mais rentável e também que seja um tipo de investimentos que tenha menos riscos de prejuízos, ou seja, começar com esse pensamento é o mais importante.

Criança controlando finanças / Fonte: Ab Notícias News

Depois de escolher qual o investimento tenha em média o quanto você deseja juntar para o seu filho, e assim poderá ter uma noção do quanto aplicar.

A quantidade de dinheiro destinada  é subjetiva, depende de família para família, principalmente em questão de renda para cada uma, mas saiba que não é necessário começar a investir com muito dinheiro.

A ideia dos investimentos é que você consiga fazer o que tem agora, render mais e não esperar ter bastante para poder render, é uma forma de criar uma oportunidade para que ainda criança ou adolescente, entenda o básico e decidir depois o que  fará.

Essa decisão pode ser aplicada e investir mais ainda esse dinheiro, com os conhecimentos que é desenvolvido desde cedo nele.

Modalidade do investimento

É recomendado investir para uma criança ou jovem quando o responsável pelas decisões e aplicações tenha um conhecimento maior sobre o assunto, assim não coloca em um risco maior os rendimentos que serão destinados para as crianças.

Um pai que não sabe por onde começar a investir para seu filho / Fonte: UOL Economia

Por isso escolher onde investir é importante, há diversos tipos de investimentos, cada um terá uma afinidade com os seus objetivos, veja quais as melhores escolhas nesse caso:

Previdência Infantil

Um seguro de previdência infantil é uma boa opção de modalidade de investimentos, nele não há muita complexidade, basta escolher um plano, e pagar por ele e quando seu filho crescer e se tornar um adulto, irá resgatar o patrimônio e usar da maneira que preferir.

Ele é feito com pagamentos mensais e o valor dependerá da empresa e do plano escolhido, de forma geral, os planos de previdência infantil começam a partir de R$30,00, é um valor acessível e que garante a estabilidade do seu filho.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma plataforma de investimentos em que estão alocados títulos do Tesouro Nacional, nele você investe de forma segura e rentável, há poucos riscos, por ser de títulos do governo.

Basicamente você pode escolher formas diferentes de ter rentabilidade com ele, pois veja, a métrica usada para saber a quantia que você terá de volta é a taxa selic, a responsável por definir todas as taxas de juros referente a fatores da economia.

Você pode escolher que os seus juros sejam devolvidos em relação à taxa selic no dia do contrato, ela quando vencer o contrato, ou metade referente a quanto iniciou o investimento e a outra metade quando vence o investimento.

Investidor mirim do Tesouro Direto / Fonte: Depositphotos

Vale ressaltar que quando a taxa selic está alta os juros também são altos e quando ela abaixa, os juros são baixos, essa é uma questão a ser definida de acordo com os objetivos.

Caso queira mais segurança faça com a taxa pré-fixada, que você já sabe o quanto receberá no dia que fechar contrato, se quer mais rentabilidade, faça a pós-fixada, mas se quer as duas coisas, faça a híbrida e leve em conta a destinação do dinheiro.

Você pode decidir por quanto tempo vai querer investir, mas lembre-se, quanto mais tempo de investimento, mais rentabilidade.

Fundos Imobiliários

Pelos Fundos imobiliários, você tem uma segurança maior dentro do mercado de ações, consegue investir e ter um retorno em imóveis que não são seus, mas que se mantém no mercado pelo dinheiro que você aplica e depois devolve com juros.

Esse tipo de investimento é mais arriscado que os dois acima, no entanto fazendo da maneira certa, com o conhecimento necessário, você consegue ter mais rentabilidade, pois também, quanto mais arriscado um investimento, mais rentável ele é.

Pessoa recebendo dividendo / Fonte: Rissardi Consultoria

Ações

Aplicar em ações é também mais arriscado, no entanto os pagamentos são mensalmente e por meio de dividendos, ou seja, você pode ter rendimentos altos e de maneira mensal.

Para escolher a ação que investir, é importante que conheça a empresa, pois assim você conseguirá ter uma noção sobre como a empresa funciona em questão de desenvolvimento, lucro, faturamento, em impostos e outras informações importantes que se não estiverem corretas, colocarão o investimento do seu filho em um risco maior.

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Leia também: Digitalização 3D e não criptomoedas é a chave mais importante para ampliação do Metaverso 

Leia também: ETF QDFI11 registra volume de R$ 9 milhões em sua primeira semana na B3

Leia também: Vale a pena investir? 4 tokens DeFi com sinais de alta 

Compartilhar
Estoa Research

A Estoa é uma plataforma de notícias e a nossa missão é trazer aos leitores informações de qualidade sobre temas relacionados à economia, mercado financeiro, finanças pessoais e educação financeira.

This website uses cookies.