Categorias Notícias

Mastering Bitcoin: um mergulho nos códigos de Satoshi Nakamoto

Hoje trazemos comentários sobre mais um livro que tem como tema o Bitcoin e a tecnologia blockchain. E se o The Bitcoin Standard (livro analisado na semana passada) é um livro perfeito para leigos no assunto, o escolhido dessa semana requer um pouco mais de conhecimento técnico.

Afinal, técnico é a palavra exata capaz de definir Mastering Bitcoin, livro escrito em dezembro de 2014 por Andreas Antonopoulos. O livro discorre sobre como o Bitcoin funciona ao explicar todos os aspectos técnicos, códigos e sistemas de forma completa.

Antonopoulos é um dos principais evangelistas do Bitcoin – e dos criptoativos no geral – em todo o mundo. Ex-CSO da Blockchain.info (atual Blockchain.com), atualmente, ele atua como consultor, escritor e professor. Antonopoulos participou de inúmeras conferências sobre Bitcoin, auxiliou empresas e até mesmo governos a discutirem aspectos relevantes que envolvem o desenvolvimento da tecnologia.

Em termos de educação, ele também é um dos orientadores do mestrado de criptomoedas da Universidade de Nicosia, no Chipre. Aliás, muitas das aulas do curso são inspiradas em seu livro. E é sobre essa obra que falaremos agora.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Mergulhando no código de Satoshi

Um dos primeiros livros escritos sobre criativos e blockchain no mundo, Mastering Bitcoin é a leitura ideal para quem deseja conhecer o Bitcoin na prática, indo na raiz da criptografia e dos códigos escritos por Satoshi Nakamoto.

Embora seja um livro curto (pouco mais de 250 páginas), a leitura é bastante densa. Antonopoulos não apenas descreve todas as possibilidades de uso da rede, mas ensina como fazer cada uma delas. Ao longo do texto, as linhas de código marcam presença. Links para repositórios no GitHub também percorrem o livro, fornecendo ao leitor todo o material necessário para uma aula prática de funcionamento da blockchain.

Mastering Bitcoin não é um livro apenas sobre Bitcoin. Diversos conceitos de criptografia são mostrados, como as curvas elípticas, o sha256 (algoritmo de mineração do Bitcoin), conceitos de chaves públicas e privadas e muitos outros. O mecanismo de consenso do Bitcoin – talvez a mais revolucionária das invenções de Satoshi – também é mostrado detalhadamente. E por se tratar de uma rede de código aberto, o leitor pode não apenas ler os códigos, mas executá-los em seu próprio computador.

Assim como as aulas da Universidade de Nicosia, o livro é o material ideal para se assistir ao lado do computador, pronto para executar as linhas de código. Para quem não é programador, o livro pode ser uma leitura mais densa. Nem por isso, no entanto, é um material inacessível. Com uma didática bastante simples nas partes textuais, ele é de boa compreensão e um material recomendado tanto para quem deseja executar na prática o código do Bitcoin quanto para quem deseja apenas o conhecimento teórico.

O livro encontra-se disponível para a compra apenas em inglês. Mas existe uma tradução livre para o português que pode ser conferida através deste link.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.