Categorias Notícias

Mark Karpeles da Mt. Gox é considerado culpado por manipulação de dados

Mark Karpeles, ex-CEO da extinta exchange de Bitcoin Mt. Gox, escapou de algumas acusações, mas foi considerado culpado de manipular dados em um tribunal japonês, conforme mostra a reportagem da Coindesk.

De acordo com um relatório do The Wall Street Journal (WSJ) nesta sexta-feira, 15 de março, o Tribunal Distrital de Tóquio considerou Karpeles culpado de fazer registros de dados manipulados conectados aos livros da Mt. Gox, mas inocente das acusações de desfalque e quebra de confiança.

Karpeles recebeu uma sentença suspensa de dois anos e seis meses. Ele deve manter um bom histórico nos próximos quatro anos para evitar o tempo de prisão.

O veredicto do tribunal chega quase cinco anos depois da Mt. Gox entrar com pedido de liquidação em abril de 2014, após alegar que foi hackeada em 850.000 Bitcoins, alguns dos quais foram encontrados posteriormente.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Segundo o relatório do WSJ, os advogados de Karpeles escreveram em seu argumento final ao tribunal:

“A MT. Gox não entrou em colapso por causa do delito do réu [Karpeles]. Pelo contrário, o réu estava tentando ao máximo todos os dias impedir seu colapso.”

Em dezembro, promotores japoneses pediram uma sentença de 10 anos para Karpeles por apropriação indébita, alegando que ele usou cerca de US$3 milhões em fundos de clientes para uso uso pessoal.

Karpeles, por outro lado, reiterou sua inocência e se desculpou várias vezes ao longo dos anos. Ele disse uma vez:

“Eu nunca imaginei que as coisas terminariam dessa maneira e estou arrependido por tudo que aconteceu e todo o efeito que isso teve em todos os envolvidos.”

Leia também: A história do Bitcoin parte 9: o nascimento da Mt. Gox

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.