Categorias Notícias

Malware de mineração de criptomoeda é descoberto no Ubuntu

Embora a maior parte dos malwares (vírus) seja destinado às plataformas com maior número de usuários, como é o caso do Windows e do sistema operacional de smartphones Android, recentemente, usuários identificaram um malware de mineração na Ubuntu Snap Store.

Conhecido como 2048buntu, o aplicativo usou o código de mineração para minerar a altcoin Bytecoin (BCN). É a primeira vez que se tem notícia de que a criptomoedas BCN é utilizada neste tipo de ataque criminoso, que geralmente preferem focar na mineração da Monero, devido ao grau de privacidade e anonimato que ela proporciona.

Todos os aplicativos do Ubuntu Snap Store são de código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode acessar, modificar e redistribuir facilmente seu código. Por enquanto, ainda não está claro se algum Bytecoin foi extraído por esta ferramenta em particular, mas nunca deveria ter sido na Snap Store.

Em um comunicado, a Canonical, companhia responsável pelo Ubuntu, disse ter removido os malwares e todos os programas publicados pelo mesmo desenvolvedor até que uma apuração mais detalhada seja feita em relação ao impacto que as ameaças causaram na plataforma.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Compartilhar
Cassio Gusson

Cássio Gusson é jornalista há mais de 20 anos com mais de 10 anos de experiência no mercado de criptomoedas. É formado em jornalismo pela FACCAMP e com pós-graduação em Globalização e Cultura. Ao longo de sua carreira entrevistou grandes personalidades como Adam Back, Bill Clinton, Henrique Meirelles, entre outros. Além de participar de importantes fóruns multilaterais como G20 e FMI. Cássio migrou do poder público para o setor de blockchain e criptomoedas por acreditar no potencial transformador desta tecnologia para moldar o novo futuro da economia digital.

This website uses cookies.