Categorias Notícias

Líderes de suposto esquema de criptomoeda bilionária OneCoin são acusados nos EUA

Promotores norte-americanos em Nova York prenderam o “líder principal” do projeto OneCoin, alegando que ele roubou “bilhões” de investidores por meio de um esquema de pirâmide financeira, conforme mostra o artigo publicado pela Coindesk.

O promotor norte-americano do Distrito Sul de Nova York (SDNY) indiciou Ruja Ignatova e Konstantin Ignatov por acusações de fraude eletrônica, fraude de valores mobiliários e lavagem de dinheiro, alegando que os dois enganaram investidores em “bilhões de dólares” usando uma criptomoeda falsa. Konstantin Ignatov foi preso por acusações de fraude no Aeroporto Internacional de Los Angeles no início da última semana, como parte da investigação.

De acordo com um comunicado de imprensa, os promotores estão alegando que a OneCoin é um esquema de pirâmide, em que os membros recebem comissões para recrutar outras pessoas para o projeto. Esses recrutas são obrigados a comprar pacotes de criptomoedas, e a OneCoin atualmente afirma ter 3 milhões de membros em todo o mundo.

Enquanto a OneCoin afirma que seus tokens são extraídos por servidores operados pela empresa e que seu crescimento de preço é orgânico, nenhum deles é verdadeiro, diz o release.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, Ruja Ignatova supostamente disse em um e-mail que ela tem uma “estratégia de saída” da empresa.

Observando que essas acusações são apenas alegações no momento, o advogado norte-americano do SDNY Geoffrey Berman disse que “esses réus criaram uma empresa multibilionária de ‘criptomoeda’ baseada completamente em mentiras e enganos”, acrescentando:

“Eles prometeram grandes retornos e risco mínimo, mas, como alegado, esse negócio era um esquema de pirâmide baseado na fumaça e espelhava mais de zeros e uns. Os investidores foram vitimados enquanto os réus ficaram ricos.”

Enquanto Konstantin Ignatov foi preso, Ruja Ignatova continua foragido. Outro réu, Mark Scott, foi preso no ano passado em Massachusetts.

Repressão internacional

Autoridades de várias nações – incluindo Bélgica, Reino Unido, Uganda, Itália, Nigéria, Alemanha, Índia, Hungria, Belize, Vietnã, Áustria, Finlândia, Luxemburgo, Bulgária, China e Samoa – vêm alertando sobre o projeto da OneCoin ser uma pirâmide, além de outros projetos que possuem esquemas similares.

Os promotores da China acusaram mais de 100 indivíduos de enganarem investidores e condenaram com êxito vários desses réus. Autoridades indianas também prenderam alguns dos promotores do projeto.

Os promotores de outros países enfrentam multas ou ordens de cessação e desistência. Processadores de pagamentos para o projeto foram fechados por vigilantes financeiros em vários países, e os reguladores também foram atrás do sistema de negociação do projeto.

Leia também: China processa 98 supostos esquemas de pirâmide da OneCoin que totalizam US$2 bilhões

Compartilhar
Amanda Bastiani

Amanda destacou-se como uma editora e produtora de conteúdo influente na CriptoFácil.com, onde liderou uma equipe de seis escritores e impulsionou o crescimento da audiência do site para picos de 1 milhão de visualizações mensais. Sua gestão eficaz incluiu a produção, tradução, e revisão de conteúdo especializado em blockchain e criptoativos, além do uso estratégico do Google Analytics e pesquisas com leitores para aprimorar a qualidade e relevância do conteúdo. Sua educação complementa sua expertise, com um MBA focado em Transformação Digital pela FIA Business School, um curso de Gestão de Projetos pela UC San Diego, e graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, preparando-a com conhecimento avançado e uma abordagem ágil necessária para liderar no setor de criptomoedas. Amanda é uma profissional versátil, cujas realizações refletem uma combinação única de habilidade técnica, visão estratégica, e impacto significativo no engajamento e educação da comunidade cripto.

This website uses cookies.