Categorias Notícias

Ledger anuncia dispositivo que permite o uso de carteira via Bluetooth

Nesta domingo, 06 de janeiro, a fabricante de carteiras de hardware para criptoativos Ledger anunciou seu novo dispositivo de armazenamento. Intitulado Nano X, o dispositivo foi apresentado na Consumer Electronics Show (CES), maior feira de tecnologia do mundo, realizada em Las Vegas, Nevada, EUA.

A Nano X possui como grande diferencial o acesso via conexão Bluetooth. Na prática, isso significa que a Nano X pode ser prontamente utilizada com dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Esse tem sido um problema para muitos usuários do principal dispositivo da Ledger, a Nano S. Grande parte do mundo usa principalmente dispositivos móveis e a Nano S ainda demanda uma conexão com um desktop ou notebook.

“O fato de termos um aplicativo móvel e trabalhar com a Nano X é realmente a grande evolução do hardware para essa linha”, disse Eric Larchevêque, CEO da Ledger, ao portal CoinDesk durante uma demonstração do dispositivo.

Ao conectar a Nano X via Bluetooth, é possível ter a segurança dos dispositivos Ledger, mas com o formato do celular, disse Larchevêque. Os dispositivos da Ledger armazenam chaves, mas um aplicativo externo em um dispositivo de computação é necessário para gravar e enviar transações.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Larchevêque, de início, não revelou qual seria o preço da Nano X, mas disse que, quando ela for lançado, o preço cairá (atualmente ela é vendida por US$69,99). Segundo o site da Ledger, mais de 1,3 milhões de dispositivos Nano S foram vendidos.

O novo dispositivo traz outras novidades. Tem uma tela ligeiramente maior do que a Nano S, por exemplo. A tela é importante porque a abordagem de segurança da Ledger exige que muitas ações sejam feitas no próprio dispositivo de hardware.

“Trata-se um dispositivo mais avançado”, disse Larchevêque sobre a Nano X.

A Ledger também anunciou que o aplicativo móvel Ledger Live estará disponível no Google Play e no iTunes em 16 de janeiro. O aplicativo facilitará o acesso do usuário à sua carteira através de dispositivos móveis.

Muitos aplicativos

Para esse fim, o novo dispositivo também contará com muito mais memória.

A memória pode não parecer tão importante para uma carteira de hardware. Afinal de contas, ela faz apenas o armazenamento de pares de chaves públicas e privadas para cada criptomoeda que um usuário detém.

Acontece que, como os novos tokens tornam todo o ecossistema de criptoativos mais complexo, torna-se necessário que diferentes softwares interajam com diferentes protocolos. Para manter os altos padrões de segurança da Ledger, a empresa tomou a decisão de que cada protocolo precisa ter seu próprio aplicativo para enviar e receber moedas.

“Temos muitos desenvolvedores terceirizados que estão desenvolvendo aplicativos”, disse Larchevêque. “Queremos ter certeza de que esses aplicativos só podem assinar transações para sua própria chave privada.”

Isso tem um benefício adicional, disse Larchevêque. Significa que um usuário com um aplicativo aberto não pode assinar acidentalmente uma transação no protocolo errado.

A Ledger Nano X terá mais opções de criptoativos. Segundo o CEO da empresa, ela pode armazenar até 100 criptoativos, um aumento de seis vezes em relação à Nano S. Por enquanto, ainda não há data prevista para o lançamento da nova carteira.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.