Justiça do Rio pede extradição de esposa do ‘Faraó dos Bitcoins’

A Justiça do Rio de Janeiro emitiu um pedido de extradição para a venezuelana Yoseline Diaz Zerpa, esposa de Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como “Faraó dos Bitcoins”. De acordo com as investigações, Mirelis está foragida da Justiça e vivendo nos Estados Unidos.

Quem emitiu o pedido foi a 3ª Vara Federal Criminal do Rio, sob a assinatura do juiz Vitor Barbosa Valpuesta. O magistrado restabeleceu os mandados de prisão contra Mirelis e contra Vicente Gadelha Rocha Neto, um dos sócios de Glaidson que foi localizado e detido na República Dominicana na semana passada. Conforme destacou o juiz, tanto Mirelis quanto Vicente descumpriram as medidas cautelares impostas.

Em agosto, a esposa de Glaidson, que seria cúmplice dele nos negócios, teve o seu nome incluído na lista vermelha da Interpol.

Além de pedir a extradição de Mirelis, Valpuesta também flexibilizou as medidas aos réus Tunay Pereira Lima e Michael de Souza Magno. Agora, de acordo com a decisão do juiz, eles podem voltar a acessar a internet e a interagir nas redes sociais.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Esquema de pirâmide da GAS do Faraó dos Bitcoin

Mirelis, Vicente, Tunay e Michael enfrentam acusações de envolvimento no esquema da GAS Consultoria Bitcoin, uma suposta pirâmide que usava o Bitcoin (BTC) como isca para atrair investidores.

Estima-se que Glaidson tenha movimentado pelo menos R$ 38 bilhões com o golpe. O “Faraó dos Bitcoins” está preso desde agosto do ano passado e responde por diversos crimes como, por exemplo, crime contra o sistema financeiro nacional, de organização criminosa e de lavagem de dinheiro.

Além disso, há ainda outros dois mandados de prisão contra ele. Um deles aponta Glaidson como mandante de um assassinato e o outro o acusa da tentativa do crime.

Conforme noticiou o CriptoFácil, o Gaeco também denunciou Glaidson, junto com um vereador de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos, por lavagem de dinheiro.

Glaidson deve, hoje, cerca de R$ 4,4 bilhões a clientes da GAS. De acordo com a PF, ele enganou mais de 67 mil pessoas de todo o Brasil com as suas falsas promessas de altos ganhos por meio de criptomoedas.

Prisão de comparsas

Na semana passada, agentes detiveram quatro pessoas ligadas a Glaidson na República Dominicana. Além de Vicente, as autoridades prenderam: João Marcus Pinheiro Dumas; Andrimar Morayma Rivero Vergel (mulher de Vicente); e Larissa Viviana Ferreira Dumas (mulher de João).

Os quatro tiveram mandados de prisão expedidos durante a Operação Kryptos, deflagrada pela Polícia Federal, há cerca de um ano.

Leia também: Rússia permitirá uso de Bitcoin em pagamentos internacionais

Leia também: Vitalik Buterin está preocupado com o futuro do Bitcoin por essas duas razões

Leia também: Hash rate do Ethereum Classic atinge máxima histórica e preço do token sobe 12%

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.