Tecnologia

Jupiter alerta para congestionamento de bots na Solana

A rede da Solana tem sofrido ocorrências recentes de congestionamento, gerando preocupação entre seus usuários e partes interessadas. De acordo com dados fornecidos pela Phantom, a Solana enfrentou congestionamentos pela segunda vez em apenas 48 horas.

No passado, a Solana chegou a enfrentar congestionamentos e até paralisações em sua rede. Mas agora, a exchange descentralizada (DEX) Jupiter, baseada em Solana, encontrou uma possível explicação. E ela está, de acordo com a DEX, no excesso de robôs (bots) que permeiam a rede.

A própria Jupiter se viu presa em meio a ataques de bots de spam no meio desta crise de congestionamento, exacerbando os desafios associados ao processamento de transações. Esses ataques de bots sobrecarregaram ainda mais uma rede já sobrecarregada, alertou a equipe da DEX.

Causas e riscos

Normalmente, usuários utilizam bots para realizar transações em maior quantidade e mais rápido. Nesse sentido, eles são úteis para auxiliar nas operações de trading.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Só que alguns utilizam bots para enviar transações de baixo valor que não têm qualquer objetivo. Essas transações podem deixar a rede mais lenta, impedindo que a Solana processe transações maiores e mais relevantes.

Mas a causa raiz do contínuo congestionamento da rede em Solana remonta à implementação do cliente validador da Anza Network, especificamente o protocolo Agave. Os engenheiros da Anza estão envolvidos no meticuloso processo de diagnóstico e resolução dos gargalos que têm atormentado a rede.

Além disso, a Solana está em busca de implementar soluções e melhorias destinadas a aliviar o congestionamento. O Anza, por sua vez, anunciou planos para lançar essas atualizações a partir da próxima semana, com grandes expectativas de novas melhorias nos próximos meses.

Espera-se que as atualizações possam melhorar o fluxo da rede e impedir que os bots consigam afetar as DEX e transações.

Resposta do Jupiter pede feedbacks

Em resposta aos ataques de bots de spam em meio à crise de congestionamento da Solana, a Jupiter resolveu tomar suas próprias medidas decisivas para mitigar o seu impacto.

Nesse sentido, a exchange implementou prontamente medidas para limitar a atividade dos bots de spam, esforçando-se para salvaguardar a integridade do processamento de transações e proteger os interesses dos usuários.

O objetivo é impedir que os bots dominem a rede e tragam mais obstáculos para as transações. Além disso, a Jupiter DEX estendeu um convite aos usuários para feedback e envolvimento por meio do Discord, reconhecendo os insights inestimáveis que a comunidade pode fornecer ao navegar nestes tempos turbulentos.

Com essas medidas, a Jupiter deve introduzir uma série de atualizações e melhorias destinadas a resolver problemas relacionados ao congestionamento e melhorar a experiência geral dos usuários da Solana.

Cabe frisar que esses problemas surgiram num momento em que a ascensão das memecoins da Solana causou uma forte demanda pelo uso da rede. À medida que essa demanda cresce, a proliferação de bots tende a aumentar e exigir mais soluções mitigadoras de seus efeitos.

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.