Economia

Juiz aceita confissão de culpa do ex-CEO da Binance, CZ

O fundador e ex-CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ), apresentou formalmente sua confissão de culpa por violar a Lei de Sigilo Bancário dos Estados Unidos.

E, na quarta-feira (06), o juiz federal Richard Jones, do Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito Ocidental de Washington, aceitou a confissão de culpa de CZ. Contudo, a princípio, CZ terá que permanecer nos EUA até a determinação de sua sentença, em fevereiro de 2024.

“Este Tribunal, tendo considerado o Relatório e Recomendação do Juiz Magistrado dos Estados Unidos, ao qual não houve objeção oportuna… aceita a confissão de culpa do réu… o réu é considerado culpado de tal delito”, o juiz escreveu. “Todas as partes comparecerão perante este Tribunal para sentença conforme indicado.”

Confissão de culpa de CZ

A oficialização ocorre cerca de duas semanas após a Binance e CZ firmarem um acordo com o Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) e outros reguladores que envolveu o pagamento de uma multa de US$ 4,3 bilhões pela exchange de criptomoedas e a renúncia de CZ ao cargo de CEO. Além disso, os dois citados também se declararam culpados das acusações.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

CZ foi aos EUA voluntariamente como parte do acordo e foi libertado sob uma fiança de US$ 175 milhões, o que lhe teria permitido retornar aos Emirados Árabes Unidos, onde reside.

No entanto, os promotores responsáveis pelo caso alegaram risco de fuga – já que os EAU não têm acordo de extradição com os EUA. Por isso, CZ está sendo obrigado a permanecer no país até sua sentença sair no dia 23 de fevereiro de 2024. CZ pode pegar até 18 meses de prisão.

“Ele tem três filhos pequenos e uma companheira nos Emirados Árabes Unidos; uma vez nos EAU e confrontado com a perspectiva de viajar de volta aos Estados Unidos para enfrentar até 18 meses de prisão, ele pode optar por simplesmente permanecer nos Emirados Árabes Unidos com a sua família”, disseram os promotores.

Ainda como parte do acordo com as autoridades dos EUA, a Binance se declarou culpada de três acusações, incluindo uma acusação relacionada a sanções. Além disso, a exchange concordou em permitir que “fiscais” reportem ao DOJ e ao Departamento do Tesouro quaisquer irregularidades.

Após a saída de CZ do cargo de CEO, a Binance anunciou Richard Teng, ex-diretor da Binance, para a função.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.