Economia

Japão planeja lançar o programa experimental da sua CBDC em 2023

O Banco Central do Japão anunciou recentemente que planeja lançar um programa piloto para seu projeto de moeda digital do banco central (CBDC), durante os primeiros meses de 2023.

Além disso, o Banco também informou que serão incluídos 3 grandes instituições na fase experimental da CBDC, visando uma maior colaboração e adoção da moeda digital durante os testes.

Desta forma, os principais bancos privados e outras organizações financeiras poderão detectar e resolver quaisquer problemas relacionados a depósitos, saques de clientes em contas bancárias e a novidade de pagamentos sem internet.

Estes testes iniciais da CBDC  devem continuar por cerca de dois anos, permitindo às autoridades financeiras do país, decidir sobre a emissão de uma moeda digital até 2026, segundo um relatório emitido pelo Banco Central do Japão.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Debates sobre as CBDCs

Durante as últimas semanas, alguns países como a Dinamarca recuaram sobre a ideia de implementar uma moeda digital na economia local do país, abrindo a oportunidade para diferentes debates sobre as vantagens e os problemas de adotar uma CDBC.

Esta mudança de opinião por parte da Dinamarca foi motivada pelas possíveis dificuldades para o setor privado, o valor real que pode obter a moeda e alguns benefícios questionáveis, ​​segundo relatou o Banco Central do país.

Ainda assim, outros países como a China, que lidera a corrida global das CBDCs continuam na construção das suas moedas digitais, sendo observadas como uma forma de melhorar e facilitar a economia do país.

Compartilhar
Yeferson Perez

Estudante de engenharia da computação, possui 4 anos de experiência no mundo blockchain e na criação de conteúdos sobre a Web3, NFT e metaversos.

This website uses cookies.