Economia

Japão lançará o piloto de sua CBDC, o iene digital, em abril

O Banco Central do Japão informou nesta sexta-feira (17) que lançará um piloto de sua moeda digital de banco central (CBDC), o iene digital, em abril. De acordo com uma nota, o Banco dará continuidade à sua Prova de Conceito (PoC). O objetivo é testar a viabilidade técnica das principais funções e recursos necessários para uma CBDC.

“Nós planejamos desenvolver um sistema para experimentos”, disse o diretor do Banco do Japão, Shinichi Uchida. “O objetivo do programa piloto é duplo: primeiro, testar a viabilidade técnica e segundo, utilizar as habilidades e percepções de empresas privadas em termos de tecnologia e operação a fim de projetar um ecossistema de CBDC no possível evento de implementação social”, disse Uchida.

CDBC do Japão

A Prova de Conceito do iene digital teve início em abril de 2021. Na ocasião, o Banco construiu um ambiente experimental centrado em uma base de um sistema CBDC.

Conforme destacou o Banco Central, essa fase confirmou que as transações básicas relacionadas à CBDC, como emissão, pagamento e transferência, poderiam atingir o desempenho de processamento necessário para pagamentos de varejo frequentes e de baixo valor. Na Fase 2 do PoC, a partir de abril de 2022, o Banco implementou funções adicionais mais complexas da CBDC. Além disso, investigou sua viabilidade técnica e desempenho de processamento.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Embora esta fase esteja programada para continuar até março deste ano, já confirmamos que o desempenho de processamento do sistema CBDC pode ser mantido mesmo com funções adicionais cuja implementação é desafiadora. Uma dessas funções é verificar se as participações e transações de CBDC dos usuários finais não excedem o limite superior imposto a cada um; mesmo quando os usuários finais possuem várias contas”, destacou o Banco.

Piloto do iene digital

Após esses passos, a instituição decidiu lançar um programa piloto em abril. No piloto, planeja-se desenvolver um sistema para testes, onde um sistema central, sistemas de rede intermediários, sistemas intermediários e dispositivos terminais seriam configurados de forma integrada. O Banco planeja testar o fluxo do processo a fim de delinear as medidas para conectar o sistema experimental com os externos.

“A nossa esperança é que o programa piloto conduza a projetos aprimorados por meio de discussões com empresas privadas. Para conseguir isso, nós estabeleceremos um Fórum CBDC. Além disso, convidaremos empresas privadas envolvidas em pagamentos de varejo ou em tecnologias relacionadas a participar.”

Conforme o Banco, no período de testes, não haverá transações reais entre varejistas e consumidores, apenas transações simuladas.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.