Notícias

Japão estuda o uso de Blockchain para registros imobiliários

Como sabemos no começo deste ano (março/abril de 2017), o governo japonês aprovou uma “Lei de Regulação do Bitcoin”, forçando todas as exchanges de Bitcoins no Japão a implementar uma maneira de identificar seus clientes (KYC – Know Your Customer), e implementar artifícios de anti-lavagem de dinheiro (AML – Anti Money Laundering). Inclusive fizemos uma matéria aqui no Criptomoedas Fácil, sobre a lei aprovada declarando o Bitcoin como uma moeda legal.

Os japoneses estão evoluindo para mais uma solução tecnológica agora usando o blockchain. De acordo com um recente relatório financeiro da Nikkei, o governo japonês está buscando atualizar seus sistemas imobiliários atuais, para usar esta tecnologia blockchain. Segundo consta, por estimativas do próprio governo japonês, existem cerca de 230 milhões de lotes e 50 milhões de edifícios que estão hoje registrados em todo o território japonês.

A Proposta

A proposta seria a utilização da tecnologia blockchain para coletar, administrar e atualizar todos os dados de imóveis buscando assim uma maneira mais efetiva, além de evitar quaisquer fraudes. Essa solução resolveria a atual falta de dados suficientes e desatualização que tem sido um grande problema para as autoridades japonesas, uma vez que em muitos casos as titularidades de propriedades não foram capazes de ser devidamente resolvidas devido à dados insuficientes.

Como sabemos nos últimos anos o Japão passou por alguns desastres naturais que destruíram muitos imóveis, além de muitos documentos físicos. Um registro eletrônico baseado em blockchain permitiria que as autoridades além de melhorarem as transações imobiliárias, promoveria a correta recuperação de propriedades, no caso de um novo desastre natural futuro.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Quando?

As autoridades expressaram a vontade de lançar uma versão de teste do novo sistema para meados de 2018. Ainda estão escolhendo algumas cidades para este período de avaliação. Caso o teste seja bem sucedido, o governo japonês buscará implementar este sistema em todo o país dentro dos próximos 5 anos.

Conclusão

Exemplo perfeito para o uso da Blockchain, um registro distribuído, rápido, confiável e rastreável. Muito difícil que todos os nós (nodes) da Blockchain de registro de imóveis caiam de maneira instantânea e simultânea. Acreditamos que se o Governo Japonês implementar esta Blockchain de maneira correta, outras nações irão para o mesmo caminho.

Leia também: Japão perde US$540 milhões em hacks envolvendo criptomoedas no primeiro semestre de 2018

Leia também: Japão pode ter mais de 3 milhões de traders de criptomoedas

Leia também: Japão pressiona os EUA para que moedas digitais entrem na agenda do G7

Compartilhar

This website uses cookies.