Ativada em dezembro do ano passado, a atualização do Ethereum (ETH) intitulada Istanbul já tem seu potencial destacado por muitas empresas. Uma delas é a StarkWare, um projeto que está trabalhando para ajudar a escalar as blockchains, que recentemente destacou que o Ether tem um enorme potencial de escalar devido à recente atualização da rede.
De acordo com as “medidas da StarkWare (não são aproximações, nem estimativas, segundo a empresa)”, a escalabilidade da primeira camada do Ethereum (Layer-1) tem o potencial de melhorar em 2 mil vezes após a atualização Istanbul.
Através da imagem abaixo, a StarkWare demonstrou que o Ethereum pós-Istanbul pode lidar com 9 mil transações a uma taxa de 75 gás, em comparação com 2 mil transações a 300 gás pré-atualização, disse StarkWare, acrescentando que o Istanbul “certamente ajudou” nessa redução. Quando comparado com a blockchain nativa do Ethereum – que suportava apenas quatro transações à uma taxa de 150 mil gás – os avanços do hard fork de dezembro são ainda mais evidentes.
Entretanto, a atualização não trouxe apenas vantagens. Como disse Antoine Le Calvez, engenheiro de dados da empresa especializada em análise de criptomoedas CoinMetrics, o Istanbul também trouxe algumas desvantagens para a rede. Ao comentar sobre o caso em 27 de dezembro, Calvez afirmou:
“Embora tecnicamente bem-sucedido, o recente hard fork do Ethereum teve consequências negativas. Algumas operações do EVM [Ethereum Virtual Machine, onde os contratos inteligentes são executados] tiveram um preço mais elevado em taxas e afetaram algumas atividades de contratos inteligentes.”
Leia também: Ethereum implementa hard fork Istanbul com sucesso
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
Leia também: Israel pode regulamentar o Bitcoin em breve
Leia também: Itália Proíbe OneCoin Sob Investigações de Fraude