A “moeda digital” OneCoin já foi considerada uma fraude, mas desta vez, a alegação chegou aos ouvidos institucionais: o governo da Itália decidiu proibir o ativo, que tem sido associado com um esquema ponzi.
As autoridades italianas argumentam que o serviço prestado pela empresa por trás da criptomoeda não cumpre o que promete aos seus clientes. Já a alguns meses, o número de pessoas e sites que rotulam OneCoin como um scam têm aumentado significativamente. O esquema, liderado pela advogada búlgara Ruja Ignatova, é promovido por uma empresa com sede em Gibraltar, chamada OneLife.
OneLife diz que o OneCoin é uma criptomoeda, quando na realidade a moeda não é descentralizada nem tem um livro-caixa público (um blockchain). A empresa utiliza um banco de dados centralizado e, de acordo com vários usuários, está atualmente usando um site com dados falsos para representar as “transações” enviadas e enviadas pela “rede”.
Onecoin é closed-source (código fechado), algo muito incomum em blockchains públicos. Usuários de Bitcoin e entusiastas de criptomoedas em todo o mundo estão tentando levantar suas vozes sobre esta questão, pois pode dar uma imagem negativa para outros tokens digitais. Na Itália, pela primeira vez, uma instituição pública decidiu agir.
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora
A Autoridade de Concorrência e de Mercado (L’Autorità Garante della Concorrenza e del Mercato) ordenou congelar todas as operações da empresa OneCoin (One Network Services Ltd.), descrevendo o serviço como um esquema de pirâmide financeira. Autoridades de países como a Bulgária, Suécia, Finlândia, Letónia e Noruega também estão investigando a Onecoin sobre as alegações de fraude.
O golpe sobreviverá no resto do mundo? Até agora, é provável, mas pelo menos eles não irão se livrar na Itália.
Leia também: Itaú anuncia JCP para acionistas e crédito de R$ 2 bilhões para empresas
Leia também: Israel pode regulamentar o Bitcoin em breve
Leia também: Istanbul pode aumentar a escalabilidade do Ethereum em 2 mil vezes, afirma empresa