Categorias Notícias

Israel apreende 30 carteiras de criptomoedas usadas para financiar Hamas

Dezenas de carteiras de criptomoedas supostamente usadas pela organização nacionalista e islamista Hamas foram apreendidas pelas autoridades israelenses.

Dessa forma, foi encerrado o método de financiamento para o grupo terrorista com sede em Gaza, disse o Ministério da Defesa na segunda-feira (28).

O ministro Benny Gantz foi o responsável por assinar uma ordem de apreensão de 30 carteiras de criptomoedas. Os endereços continham dezenas de milhares de shekels – moeda corrente oficial de Israel – e estão vinculados a 12 contas digitais.

De acordo com um comunicado de imprensa emitido pelo Escritório Nacional de Financiamento Contra o Terror de Israel (NBCTF), as carteiras pertencem a um exchange com sede na Faixa de Gaza chamada al-Mutahadun.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Criptomoedas financiando Hamas

O ministério afirmou na nota que a empresa al-Mutahadun “ajuda o grupo terrorista Hamas, e especialmente sua ala militar, transferindo fundos no valor de dezenas de milhões de dólares por ano”.

A empresa al-Mutahadun é, segundo o ministério, de propriedade da família Shamlah. O governo israelense vem buscando há anos esta família que foi declarada pelo ministro da Defesa como uma organização terrorista.

“Continuamos a expandir nossas ferramentas para lidar com o terrorismo e com empresas que fornecem oxigênio econômico”, disse Gantz no comunicado.

Doações em Bitcoin

Em 2019, o grupo terrorista palestino Hamas fez um apelo por doações em Bitcoin (BTC) para apoiadores. Isso porque a organização precisava combater seus problemas financeiros.

Além disso, meses depois, o grupo lançou um programa experimental usando um complexo sistema de criptomoedas. Da mesma forma, o objetivo era arrecadar dinheiro de doadores internacionais.

Em junho de 2021, um funcionário do Hamas disse que houve um “pico” nas doações de Bitcoin para o grupo. Segundo ele, “parte do dinheiro é usado para fins militares para defender os direitos básicos dos palestinos”.

Em resposta, o governo de Israel apreendeu diversas carteiras de criptomoedas vinculadas ao Hamas.

Em julho de 2021, carteiras contendo US$ 7,7 milhões em Bitcoin (BTC), Dogecoin (DOGE) e Tether (USDT) foram apreendidas governo.

Leia também: SLP se preparando para buscar R$ 1

Leia também: Terrenos do Metaverso começam a superar cidades mais caras do mundo

Leia também: FC Barcelona explora metaverso e planeja criptomoeda própria

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.