Notícias

Irmão de Boris Johnson deixa cargo de conselheiro da Binance

Jo Johnson, irmão do ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson, renunciou ao cargo de conselheiro consultivo da exchange de criptomoedas Binance. Conforme informou o The Telegraph nesta segunda-feira (19), a decisão foi tomada na semana passada em meio a uma pressão generalizada sobre as exchanges de ativos digitais após o colapso da FTX.

“Saí do conselho consultivo na semana passada e não tenho nenhum papel com ela [ou com] qualquer entidade relacionada”, disse ele ao The Telegraph.

Jo Johnson deixa cargo na Binance

Johnson virou consultor em uma das subsidiárias da Binance no Reino Unido em setembro deste ano. Mas parece ter desistido da função devido às ações mais recentes do órgão regulador do país.

No mês passado, a Autoridade de Conduta Financeira (FCA, na sigla em inglês) do Reino Unido pediu aos legisladores que mostrassem o seu apoio à sua decisão de não conceder licenças a exchanges de cripto após o colapso da FTX.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

Além disso, também em 2021, a FCA  alertou que a Binance não possuía “nenhuma forma” de permissão para oferecer os seus serviços no país. Na verdade, a FCA emitiu três avisos distintos sobre as atividades irregulares da Binance no país.

Em agosto do ano passado, conforme noticiou o CriptoFácil, a FCA chegou a anunciar que a Binance havia cumprido requisitos exigidos pelo regulador. Mas, mesmo assim, o regulador informou que a corretora seguia sem autorização para operar e fornecer seus serviços no país:

“Em 25 de junho de 2021, a FCA impôs requisitos à Binance Markets Limited (BML). A empresa cumpriu todos os aspectos dos requisitos. (…) Esses requisitos permanecem em vigor, mas a BML ainda não está habilitada a conduzir negócios regulamentados no Reino Unido”, disse a FCA em nota.

Binance segue sem poder operar no Reino Unido

Johnson atuou como consultor da Bifinity, uma empresa fundada pela Binance, ao lado de Lord Vaizey, o ex-ministro digital e atual membro do conselho consultivo global da Binance.

Além de Johnson e Vaizey, em abril do ano passado a Binance contratou um ex-funcionário da FCA. Ao deixar o órgão após um mandato de mais de nove anos, Stephen McWhirter tornou-se diretor global de política regulatória da Binance.

A atuação de dois ex-ministros na exchange e de um ex-líder da FC destaca os esforços da empresa para se adequar às exigências dos reguladores em todo o mundo. Contudo, ao menos no Reino Unido, a plataforma segue sem poder operar.

Compartilhar
Lorena Amaro

Lorena é jornalista e escreve sobre Bitcoin, criptomoedas, blockchain e Web3 há mais de quatro anos, atualmente atuando como editora-chefe do CriptoFácil. É formada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Produção em Jornalismo Digital na PUC-Minas. Lorena é apaixonada por tecnologia, inovação e pela liberdade financeira que as criptomoedas promovem.

This website uses cookies.