Categorias Notícias

iOS 13 traz primeira ferramenta da Apple voltada para criptoativos

Na última terça-feira, 04 de junho, a Apple anunciou o novo sistema operacional da empresa para o iPhone, o iOS 13. O novo sistema foi divulgado na conferência mundial de desenvolvedores da empresa (WWDC), e ainda não tem data de lançamento.

Entre as diversas funcionalidades do novo sistema – que agora será exclusivo para os iPhones -, ele terá um pacote de ferramentas voltado para usuários de criptoativos. De acordo com a revista Forbes, o novo pacote é a primeira iniciativa da Apple voltada para esse mercado.

Ao contrário da Samsung, que anunciou uma carteira para criptoativos em seu Galaxy S10, os primeiros passos da Apple foram bastante cautelosos. A empresa evitou falar em Bitcoin, criptomoedas e blockchain em sua nova ferramenta, intitulada CryptoKit.

De acordo com a empresa, o CryptoKit permitirá que os desenvolvedores implementem funções de hashing, geração e troca de chaves e criptoativos em aplicativos iOS. O novo kit substituirá o framework anterior da Apple, o CommonCrypto, que era utilizado até em sistemas como a Swift.

🚀 Buscando a próxima moeda 100x?
Confira nossas sugestões de Pre-Sales para investir agora

“Pela primeira vez, os desenvolvedores podem aproveitar o ambiente seguro da Apple para gerenciar as chaves de um usuário em um iPhone, alcançando um nível semelhante de segurança para as carteiras de hardware”, disse Alejandro Machado, cofundador da Open Money Initiative. Ele também destacou que as implicações do CryptoKit para os desenvolvedores de criptoativos é significativo.

Relação de amor e ódio

No passado, a Apple teve uma postura bem mais restrita com aplicativos que lidam com criptoativos. A empresa chegou a retirar o aplicativo da exchange Coinbase de sua app store. A exchange, uma das maiores do mundo, viu seu aplicativo e diversos outros que se relacionam com criptoativos serem removidos da loja.

Os observadores da Apple e do iPhone, no entanto, foram rápidos em minimizar os impactos o novo CryptoKit da Apple, com alguns sugerindo que não é algo “revolucionário”.

“A Apple já tinha uma estrutura para criptoativos chamada CommonCrypto que fazia muitas das coisas que o CryptoKit faz”, disse o desenvolvedor de blockchain Ronald Mannak, via Twitter. “O CryptoKit é uma boa notícia para os desenvolvedores da Swift, mas não é o fator de mudança que as pessoas da comunidade do Ethereum gostariam que fosse, por exemplo.”

Leia também: Lightning Network chega aos “relógios inteligentes” da Apple com novo aplicativo

Leia também: Invista no novo, experimente a e-juno!

Leia também: IOTA anuncia nova parceria com token da MODUM

Compartilhar
Luciano Rocha

Luciano Rocha é redator, escritor e editor-chefe de newsletter com 7 anos de experiência no setor de criptomoedas. Tem formação em produção de conteúdo pela Rock Content. Desde 2017, Luciano já escreveu mais de 5.000 artigos, tutoriais e newsletter publicações como o CriptoFácil e o Money Crunch.

This website uses cookies.